Valores Pessoais - O que são e como descobrir os seus?

Douglas Ferreira,
Falar sobre valores pessoais é um pouco complicado, partindo do principio em que cada individuo possui sua propria gama de valores. Mas fazendo algusn estudos e pesquisas, é possivel selecionar uma lista de valores pessoais que movem as pessoas vencedoras, as pessoas que conquistam seus objetivos e correm atras de seu sucesso pessoal e profissional. Vou tentar neste artigo falar um pouco destes valores. A ordem em que estão, reflete a minha forma pessoal de avaliar os mesmos, não sendo uma regra a ser seguida. O ideal é que cada pessoa busque os seus valores internamente, e saiba como trabalhar com eles para alcançar seus objetivos.

Antes de começar a dissecar diversos valores meus, é importante falar em como conseguir descobrir seus valores. Vivemos hoje em um mundo em que os valores estão escondidos, camuflados, seja pela midia macissa, seja pela cultura rápida e de necessidades imediatas. Mas existe uma forma simples de descobrir seus valores pessoais, com uma simples atitude:

Pare por um momento da correria do dia a dia, relaxe tranquilamente, seja num banco de praça, em um café, logo após o almoço, escolha um momento para ser somente seu, e faça a seguinte pergunta a si mesmo: O que é importante para mim?

Na grande maioria das vezes, as respostas que você obter desta pergunta, irão indicar seus valores. Sem mais delongas, vamos falar um pouco mais sobre eles a partir desta pergunta.

O Que é importante para mim?
  • Família: A Familia é um pilar muito importante para o crescimento e o sucesso pessoal de uma pessoa. Quando falamos em familia, não é apenas a nossa familia de sangue, mas também a familia que criamos em nossa caminhada pelo mundo, como amigos e amigas, parceiros e parceiras, companheiros de trabalho e de estudos. A Familia é uma importante instituição e um valor fundamental em minha vida. Em todas as minhas decições, procuro sempre estar o mais proximo possivel deste valor familiar, executando ações que possam me trazer conforto, tanto para mim, como para os que me cercam.
  • Dignidade: Viver com dignidade é uma das melhores escolhas que uma pessoa pode fazer. Seguir sempre em frente, sem medo do passado, sem temores que assombrem a mente humana durante seus sonhos. É importante saber viver, e viver bem, sempre com a cabeça erguida, sem temer o que possa vir a frente, por deslizes ocorridos no passado. Ter dignidade, não é apenas fazer a coisa certa sempre, mas principalmente saber reconhecer quando se fez algo errado, e com a experiencia dos anos, saber que um erro pode ser consertado, e que para isso, basta uma simples atitude.
  • Lealdade (Fidelidade): Fidelidade é ser fiel, mas não vamos nos prender a fidelidade entre casais ou amigos. A fidelidade neste caso (meu caso pessoal) é a fidelidade de meus principios, de minhas crenças. em um artigo futuro, estarei falando um pouco mais sobre principios e ética pessoal. A fidelidade se torna um importante valor visto deste ponto de análise, já que uma pessoa fiel aos seus principios e crenças, é uma pessoa destinada ao sucesso sempre. A partir que se conquista esta fidelidade pessoal, você se torna uma pessoa fiel aos olhos dos outros individuos de sua convivência.
  • Fé: Não estamos falando aqui apenas da fé religiosa, Não que ela não seja importânte, é importante uma pessoa acreditar em algo além do que os olhos podem ver, mas nosso foco é na fé pessoal, ter fé em conseguir alcançar seus objetivos, ter fé em seguir seus principios e valores a risca. Determinar um ponto de chegada para sua vida, e ter fé suficiente para ultrapassar os diversos obstáculos que podem surgir a frente. A fé realmente move montanhas. Numa visão mais real deste principio, e fé pode ser denominada de Força de Vontade, ter força de vontade para lutar, cair, e voltar a lutar novamente. A fé em si mesmo é um dos grandes pilares na historia de pessoas que alcançaram seus objetivos, e também é um valor que deve ser muito bem trabalhado.
  • Honestidade: A honestidade é um valor em extinção, mas nem por isso deixa de ser um importante valor na ascenssão para uma vida de sucesso. Devemos ser sempre honestos com nós mesmos e com os outros individos de nossa convivência. A honestidade é um dos pilares que fecham este pequeno artigo. Ser hosnesto e, junto da lealdade, um dos mais valorizados principios que uma pessoa deve seguir em sua caminhada rumo ao sucesso.
Estas são algumas das respostas que obtenho, quando faço a pergunta acima a mim mesmo, e desta forma, é possivel determinar meus valores, e saber de que forma devo caminhar, para alcançar o sucesso pessoal que almejo em um futuro próximo. O importante de se descobrir seus valores, é que a partir do momento que você começa a fazer escolhas de seu caminho, baseado no que você acredita, o caminho se abre em maiores chances de você alcançar o seu destino esperado. E você, já sabe quais são os seus valores?
Avalie este artigo:
(1)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: coaching descobrir pessoais valores