Mais comentada

A armazenagem de materiais

Vantagens e desvantagens da armazenagem, tipos de armazenagem e movimentação interna

Vanessa Sant'ana,
Armazenagem

A armazenagem nada mais é do que um conjunto de funções que tem nele a recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias – primas , produtos acabados ,ou semi – acabados.Este processo envolve mercadorias, e apenas produz resultados quando é realizado uma operação com o objetivo de lhe acrescentar valor, de acordo com ( DIAS – 2005 ).A armazenagem pode ser definida como o compromisso entre os custos e a melhor solução para as empresas . Na prática isso só é possível se tiver em conta todos os fatores que influenciam os custos de armazenagem , bem como a importância relativa dos mesmos, segundo ( CASADEVANTE,1974. )

As atividades que compõem a armazenagem são ( CASADEVANTE,1974):

  • Recebimento: é o conjunto de operações que envolvem a identificação do material recebido, analisar o documento fiscal com o pedido, a inspeção do material e a sua aceitação formal.
  • Estocagem : é o conjunto de operações relacionadas à guarda do material.A classificação dos estoques constitui-se em : estoque de produtos em processo, estoque de matéria – prima e materiais auxiliares ,estoque operacional, estoque de produtos acabados e estoques de materiais administrativos.
  • Distribuição : está relacionada à expedição do material, que envolve a acumulação do que foi recebido da parte de estocagem, a embalagem que deve ser adequada e assim a entrega ao seu destino final.Nessa atividade normalmente precisa-se de nota fiscal de saída para que haja controle do estoque.

Tipos de armazenagem:

A armanezagem temporária tem como função conseguir uma forma de arrumação fácil de material, como por exemplo a colocação de estrados para uma armazenagem direta entre outros.Já a armazenagem permanente tem um local pré-definido para o depósito de mateirais, assim o fluxo do material determina a disposição do armazém, onde os acessórios do armazém ficarão, assim, garantindo a organização do mesmo.

Vantagens da armazenagem:

A armazenagem quando efetuada de maneira correta pode trazer muitos benefícios, nos quais traz diretamente a redução de custos, de acordo com ( CASADEVANTE ,1974 ):

  • Melhor aproveitamento do espaço;
  • Redução dos custos de movimentação bem como das existências;
  • Facilidade na fiscalização do processo;
  • Redução de perdas e inutilidades.

Desvantagens da armazenagem:

Algumas desvantagens segundo ( KRIPPENDORFF 1972 ):

  • Os materiais estão sujeitos a capitais os quais traduzem em juros à pagar;
  • A armazenagem requer serviços administrativos;
  • A mercadoria tem prazo de validade nos quais devem ser respeitados;
  • Um armazém de grande porte requer máquinas com tecnologia.

Movimentação interna

É uma operação de deslocamento de materiais dentro das instalações do armazém . Segundo ( CASTIGLIONE, 2010 ), há três formas que essa movimentação pode acontecer :

  • Manual : é a operação executada com a força humana, às vezes, com a ajuda de algumas máquinas;
  • Mecanizada : nessa operação se tem a utilização de equipamentos que são coordenados por pessoas;
  • Automatizado : essa operação é feita através de computadores.

Contudo, apesar do gerenciamento de atividades logísticas até pouco tempo eram bem perdidos, pelo menos em 1844 a ideia de integração, que nada mais é do que o famoso trade- off logístico.

Segundo BALLOU (2001), nas escritas do francês Julie Duto, fica clara a opção da decisão da escolha de modal de transporte considerando o impacto no custo de armazenagem.

Conclusão:

Podemos concluir que a armazengem é um conjunto de funções que tem nele, recepção, descarga,carregamento,arrumação e conservação de matérias-primas,produtos acabados ou semi-acabados.Vimos que existem três atividades que compõem a armazenagem: recebimento, estocagem e distribuição.

Uma complementa a outra e sem elas nessa ordem certa não há movimentação adequada. Também vimos dois tipos de armazenagem, que são: armazenagem temporária e a armazenagem permanente.Uma com a função de arrumar com mais facilidade os materiais, e a outra com local já predefinido, assim o fluxo do material determina a disposição do armazém,tendo como resultado a organização do mesmo.

Vimos vantagens e desvantagens do armazenamento.Uma das vantagens é o melhor aproveitamento do espaço, e uma desvantagem é que um armazém grande requer máquinas com tecnologia.E a movimentação interna que é a operação de deslocamento interno.Existem três formas para essa movimentação acontecer: manual onde é executada pela força humana, e a mecanizada que tem a utilização de equipamentos que são coordenados por pessoas.

Referências:

DIAS – 2005
CASADEVANTE - 1974
KRIPPENDORF - 1972
CASTIGLIONE – 2010
BALLOU - 2001
Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: armazenagem cliente materiais satisfação

Vagas de trabalho