Coletar, organizar e refletir sobre as variáveis controláveis e não controláveis que afetam o ambiente de negócio é fundamental para garantir consistência, coerência e finalmente credibilidade para: 1) planejamento estratégico, 2) previsão de vendas e 3) orçamento. Não vá para 'guerra' sem estas três ferramentas! Análise de ambiente competitivo não é um exercício estático já que está relacionada diretamente a volatilidade que influência seu comportamento ao longo do ano. Revisitar estas informações periodicamente é vital para o processo de manutenção preventiva que preserva de forma proativa a saúde da empresa. O gestor cuidadoso deve alocar recursos financeiros, humano, e de tecnologia necessários para o bom funcionamento deste processo. O gestor cuidadoso e competente deve manter estas variáveis orbitando ao redor da sua cabeça. O retorno sobre este investimento é certamente o mais fácil e tangível de mensurar. Exemplo: Imagine que sua empresa consiga roubar 1% de participação de mercado se antecipando a uma ação promocional de seu concorrente. O investimento ta pago por um ano. A “reportologia”que resulta deste processo demonstra continuamente as variações no ambiente de negócios, permitindo aos gestores simular cenários e tomar decisõesque influenciam no resultado da empresa. Para que isso seja possível é fundamental que : * O planejamento estratégico e as opções estratégicas escolhidas pela empresa estejam atualizadas e bem difundidas em todos os níveis da empresa. * É importante construir o orçamento com uma ferramenta flexível. O Excel é perfeito. Ele permite interligar células e tabelas tornando as simulações muito rápidas de serem processadas. * O forecast ( previsão ) de vendas e compras deve ser mensal, ou seja, projetado mês a mês refletindo o orçamento. Exemplos de simulações: * Alterar apenas a taxa do dólar para observar o impacto nos produtos importados; * Alterar as taxas de empréstimo bancário para observar o impacto no lucro; * Eliminar um produto com margem de contribuição negativa * Aumentar as margens esperadas para determinada linha de produtos A tabela abaixo pode auxiliar no processo de coletar, organizar e refletir sobre variáveis que impactam o negócio de alguma forma. Veja como utilizá-la: click aqui