Drones e a Inteligencia Artificial

A inteligência artificial moderna aproveita a aprendizagem profunda e isso gera soluções para problemas complexos antes considerados insolúveis.

O avanço tecnológico é um dos principais marcos do século XXI e um dos desenvolvimentos proeminentes dos quais podemos nos orgulhar é no campo da Inteligência Artificial. A inteligência artificial moderna aproveita a aprendizagem profunda e isso gera soluções para problemas complexos antes considerados insolúveis. A fusão entre IA e robótica é uma das soluções mais promissoras desta atual revolução industrial.

A conexão entre a IA e a robótica.
Os drones estão sendo usados para obter dados inéditos que podem ser aplicados à previsão do tempo, rastreamento de tempestades, vigilância patrimonial, inspeção industrial, agricultura de precisão e na busca e salvamento.

IA Drones na Inspeção de Infraestrutura
Enquanto a inteligência artificial está sendo usada para antecipar e prevenir futuros desastres, nós já estamos realizando inspeções automatizadas de infraestruturas. Testes com sistemas autônomos estão sendo realizados pela Startup brasileira DronDrones Technologies.

Como será a relação de Trabalho?
As estatísticas mostram uma resposta quase unânime, a onipresença dos drones aumentará significativamente a eficiência e a produtividade como também garantirá a segurança das operações. Prevê-se que esse desenvolvimento substitua cerca de US $ 127 bilhões em custos de mão-de-obra, com o impacto sendo sentido principalmente na área de agricultura, transporte e infraestrutura.

Já vimos situação onde o Roteamento de Chamadas Automatizado substituíram funcionários de empresas de Telecomunicação. Com também, o conteúdo gerado pela Inteligência Artificial está substituindo rapidamente escritores profissionais. Espera-se que essa tendência atinja outros setores. É impossível prever com precisão a perda que o avanço desta tecnologia causará, mas esperamos que os trabalhadores se preparem.

A Inteligência Artificial aprimorou drasticamente a capacidade operacional dos drones. Diante do valor projetado para este mercado, aliado ao esforço que está sendo investido neste setor (mais que o dobro até 2020), é provável que os drones e sensores fiquem cada vez mais inteligentes.

Márcio Régis Galvão é fundador & CEO da DronDrones Technologies, Especialista em Marketing e Drones.  Professor de Projetos de Implantação de Drones - IFT, Instituto de Formação Tecnológica e Consultor de Marketing em organizações privadas. Palestrante no DRONESHOW LA - SP - 2017, Palestrante na REUNIÃO CBIC/COMAT - SP - 2017, Palestra na CDL Fortaleza - 2017, Palestra no CONAPIC - 2017, Palestra na FANOR/DEVRY - 2017.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: drondrones drone drones IA inteligencia artificial negocios tecnologia uav