Site responsivo: uma experiência ideal em qualquer tela

Pesquisa do Google mostra que quando os usuários visitam um site que não está otimizado para smartphone ou tablet, independente de ser uma marca preferida ou não, 50% não vai navegar no site se ele não funcionar corretamente e de forma eficiente em seu dispositivo móvel. A sua empresa está preparada para os novos hábitos do consumidor?

Segundo dados divulgados pela IDC, durante o primeiro trimestre de 2013, foram vendidos mais smartphones do que celulares comuns. Em todo o mundo, foram comercializados 418,6 milhões de telefones móveis no período, sendo 216,2 milhões (51,6%) de smartphones.

Com o aumento de smartphones, cresce também o acesso à internet móvel. O uso da banda larga móvel no Brasil vem aumentando muito nos últimos anos. De acordo com a Cisco, o tráfego móvel de dados cresceu 47 vezes desde 2007 e a projeção é de que o volume de uso de dados vá aumentando 65% ao ano, até 2017. Ainda segundo a pesquisa da Cisco, atualmente, 44% dos brasileiros das classes C e D acessam a internet pelo celular.

Os novos hábitos do consumidor conectado exigem que as marcas estejam presentes em todos os canais, das lojas de rua ao Facebook, dos laptops aos smartphones e, o que é mais importante: com qualidade na apresentação. Onde quer que o cliente vá, a marca tem que estar presente de forma adequada a cada canal por onde for acessada.

Com mais de 65 milhões de smartphones ativos, somente no Brasil, as empresas precisam garantir que o seu consumidor consiga abrir o seu site em diferentes tamanhos de tela, modelos de aparelhos, sistemas operacionais e navegadores.

Nesse contexto, um site desenvolvido com design responsivo deixa de ser um diferencial e passa a ser fundamental para uma boa experiência do usuário no contato com a marca.

Site Responsivo - desenvolvido pela Equilibra Digital para o G10

Uma das principais vantagens de um site responsivo é a resposta do layout ao tamanho da tela e adequação do conteúdo da melhor forma.

Antes do design responsivo, se uma empresa quisesse que o seu site estivesse adaptado aos celulares, smartphones, tablets, notebooks, desktops e TVs, ela teria que fazer, pelo menos, 5 sites diferentes.

Como apenas um site será desenvolvido, os investimentos diminuem, aumentando, consideravelmente, o custo-benefício da utilização do design responsivo no desenvolvimento de um site.

Site Responsivo - desenvolvido pela Equilibra Digital para o Festival de Humor e Performance

CASE: Portal BAHIA

Conectada com essa nova realidade, a SETUR - Secretaria do Turismo da Bahia - contratou a agência digital EQUILIBRA (Salvador) para desenvolver o portal www.bahia.com.br com design responsivo.

Pedro Cordier - CEO Equilibra Digital

Foi um projeto desafiador, pois, como o conteúdo do portal é proporcional às belezas da Bahia, nem precisa falar sobre o tamanho deste desafio que tivemos pela frente”, disse Pedro Cordier, CEO (Chief Executive Officer) da Equilibra Digital.

site-com-design-responsivo-bahia-desenvo

Além de entregarmos o primeiro site de Governo do Brasil com design responsivo, desenvolvemos toda a estrutura do site sobre o gerenciador de conteúdo Wordpress, o que tornou a gestão da informação do portal BAHIA, muito mais eficiente, além de deixar o carregamento muito mais rápido, pois, reduzimos o tamanho do banco de dados para cerca de 10% do tamanho do banco original”, complementou Cordier.

site-com-design-responsivo-bahia-desenvo


Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: Agência Digital Salvador design responsivo Equilibra Digital Pedro Cordier Portal Bahia site responsivo

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração