Vantagens Gerais: Estas vantagens são referentes a aplicação do conceito de uma forma geral, não focada em um único segmento de atuação ou a uma única atividade.A primeira se refere à capacidade de interpretar grandes quantidades de dados. Como cita Mayer-Schönberger, 'o Big Data trouxe a capacidade de se analisar grandes quantidades de dados de uma vez só'. Isto é acentuado pela velocidade com que o Big Data pode realiza esta análise, o que nos apresenta uma resposta em um tempo significativamente menor que outras ferramentas de análise de dados. A segunda vantagem, é a capacidade de analisar dados não-estruturados, juntamente com a já mencionada velocidade de análise. De acordo com Mayer-Schönberger, 'O Big Data tem no seu DNA, a capacidade de interpretar a desordem do mundo dos dados, não interpretando somente os dados exatos'. Esta capacidade para trabalhar dados não-estruturados permite ao Big Data analisar informações de diferentes fontes, aumentando assim sua abrangência. Além disso, para Ularu, a capacidade de análise de dados não-estruturados aumenta e melhora a visão sobre o negócio. A terceira e última vantagem geral, é a de interpretar tendências de eventos, muito importante para quem deseja visualizar situações futuras e realizar a tomada de decisões a partir delas. Estas tendências podem ser de ordem econômica, de aceitação de produtos ou até climáticas. Mayer-Schönberger também comenta esta vantagem, explicando que a análise de padrões feita pelo Big Data é criada a partir de dados já existentes, buscando relações profundas entre os dados, que não são tão superficiais. Vantagens Específicas:Diferentemente das vantagens gerais, as vantagens específicas não podem ser aplicadas em todos os casos e são voltadas para a área de atendimento de pessoas e clientes, sempre buscando a melhoria desse processo. Esta especificação criada por mim, é direcionada para os segmentos de posicionamento de marcas, produtos e serviços, pois ela busca melhorar o entendimento e a relação entre cliente e empresa. Inicialmente, a primeira vantagem que o Big Data apresenta como uma de suas vantagens específicas a capacidade de trazer soluções para o melhor atendimento da população em caso de desastres naturais ou epidemias (WARD). Isto é realizado através da interpretação de eventos, que é executada pelo Big Data, durante seu processo de análise. Esta capacidade de interpretar eventos também pode ser útil na análise da tendência de aceitação de um produto (MAYER-SCHÖNBERGER; ULARU), onde o Big Data pode vir a indicar qual produto é mais adequado para uma região, tanto para sua venda como para sua produção. Outra vantagem específica e muito importante, é direcionada para os setores de vendas e marketing. Ela é a capacidade de entender e encontrar novos consumidores, e é realizada através da análise de padrões encontrados dentro dos bancos de dados. Com a utilização desta vantagem, as empresas têm alavancado suas vendas, pois estão tendo a capacidade de identificar o que o cliente deseja naquele momento (OHLHORST). Esta identificação de necessidades é realizada através de análises de dados gerados de diversas formas, que pode ser em redes-sociais, ou a partir da utilização de cookies salvos no computador, da análise do histórico de compras do cliente, e da relação de produtos comprados por outros clientes da mesma região (OHLHORST). Como visto, através do Big Data é possível identificar padrões que indiquem qual produto terá mais chances de ser aceito pelo cliente. Além disso, ele também pode ser utilizado para recomendar compras conjuntas (OHLHORST). Um exemplo de compras conjuntas se dá quando compramos um livro em um site e logo abaixo a página sugere outros livros que estejam ligados ao assunto ou estilo do livro comprado. Ularu sugere que além de indicar um produto para o cliente, a identificação deste padrão possui a capacidade de aumentar a satisfação do comprador e fidelizá-lo, pois ele pode interpretar que a empresa oferece serviços exclusivos e personalizados para ele.Ao final, percebe-se que a soma de todas as vantagens apresentadas acaba criando uma vantagem principal, que Mayer-Schönberger define como 'a capacidade dos dados falarem', ou seja, o Big Data pode apresentar qual seria a solução mais indicada para cada caso, em função de ter sido gerada a partir de uma análise bem mais robusta dos dados. Fontes:MAYER-SCHÖNBERGER, Viktor; CUKIER, Kenneth. Big Data: A Revolution thet will transform how we live, work, and think. 1 ed, New York: HMHbooks, 2013.OHLHORST, Frank. Big Data Analytics: Turning Big Data into Big Money. 1 ed, Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons, Inc., 2013. Cap. 1, p. 14-21.ULARU, Elena G. et al. Perspectives on Big Data and Big Data Analytics. Database Systems Journal. [S.I.], v. 3, c.4, p. 3-14, 2012.WARD, Olivia. Big Data: teh good, the bad and the ugly. The Star, Toronto, Canadá, 24 Jun 2013. Disponível em:<http://www.thestar.com/news/world/2013/06/24/big_data_the_good_the_bad_and_the_ugly.html>. Acesso em: 6 out. 2013.