“O que sabemos fazer, aprendemos fazendo.” (Aristóteles) Todo vendedor sabe que fidelização significa ter lealdade e franqueza com o cliente. Primeira ordem para ter um relacionamento saudável com os clientes é não prometer prazos e condições que não pode cumprir. Significa um suicídio nas vendas. Prometeu? Cumpra! Para conseguir visitas, bate-papos e atendimentos futuros é necessário toda uma Prepar+Ação que iremos demonstrar no próximo capítulo. Por exemplo, você já comprou de alguém com quem não simpatizou? Ninguém gosta de comprar de pessoas mal humoradas, que só reclamam e são desleixadas na aparência e atitudes. Posso garantir que só a simpatia não garante as vendas, mas o não gostar de você pode impedir grandes negócios. Confiança, entrosamento e empatia são palavras de ordem. Quando converso com vários vendedores, pergunto por que eles escolheram vendas. A maioria responde: a “satisfação de lidar com gente”. Essa aptidão apenas, não basta. Cliente não é amigo, é uma fonte de gerar negócios, para ele e para você. Demonstrando empatia, ou seja, colocando-se no lugar dele e compreendendo suas necessidades, a fidelização irá acontecer e você o manterá como cliente ativo em sua carteira. É pelo menos cinco vezes mais vantajoso manter os clientes que você já tem do que sair em busca de novos. Isso não significa deixar de prospectar. É vital buscar novos mercados. Vamos tratar disso mais adiante. Os gastos em propagandas e promoções para conquistar novos clientes são excessivos e muitas estratégias desnecessárias. Pesquisa publicada na American Management Association confirma que 65% dos negócios que fazemos no ano, vêm dos clientes fiéis e não dos novos. São eles que se lembram de você e são mais suscetíveis a pagar mais, não só pelos seus produtos, mas pelos seus serviços. São eles mesmos os que fazem o “Marketing” positivo ou negativo da sua empresa e de seu atendimento. Quando associamos um determinado produto a uma marca é que certamente somos fiéis a esse produto. Pelos motivos expostos, você deve ser a ouvidoria de seu cliente. Aceite as críticas com humildade, educação e aperfeiçoe o que ainda não está no “eixo”. Aprenda e resolva os conflitos, assim conseguirá manter o cliente, pois se perdê-lo seguramente não o recuperará. Ele falará mal da empresa e de você. É aquela velha história conhecida nas lições de vendas: quando somos bem atendidos contamos para um número mínimo de pessoas, mas quando mal atendidos, infinitas pessoas ficam sabendo da experiência negativa. Não deixe que você e seu serviço sejam massacrados no orkut, twitter ou sites de reclamação do consumidor, eles causam verdadeiros estragos. Sua empresa é de pães? O cliente tem que associar a marca a você. Ao procurar por pães, o cliente deve além de lembrar-se do seu produto trazer uma imagem de prazer e boas recordações ao degustá-los. Essa é a técnica de indução às vendas. Para ele ser fiel aos seus produtos, o mínimo que você pode fazer é exceder as expectativas do Cliente. Ninguém vai em busca de experiências que remetem a coisas ruins. Você vai? A Estratégia do convencimento é a melhor maneira de fazer com que as pessoas comprem de você, fazê-las ter a experiência da compra. Coloque-se no lugar do cliente mais uma vez, descreva sensações através de associação de imagens. A capacidade de inspirar seus clientes é uma das características que mais admiro como exemplos de sucesso. As maneiras de conseguir entusiasmar seu cliente estão bem explicadas no livro de Fiona Harrold “As sete regras do sucesso” e que vou resumi-las: Declare seu propósito de forma clara. Seja direto, preciso e conciso na apresentação do que você vende.Solidarize-se com o cliente. Ponha-se no lugar dele. Qual é a vantagem que ele tem comprando de você?Aprenda com a máxima: “Terei êxito em meus objetivos ajudando os outros a realizarem os deles”.Evite egos inflados, principalmente o seu. É preciso trocar experiências. Seja humilde e peça dicas para colegas que admira.Estimule a propriedade. Não torne a vitória algo pessoal para você, mas ao realizar bons negócios conte para toda a equipe e ensine através das suas vitórias.Enalteça e valorize o cliente. Obtenha o melhor da empresa dele e aponte os talentos, exaltando-os.Espere o melhor. As pessoas crescem e brilham com elogios e estímulos. Não importa o quanto você acha que consegue aplicar esses conceitos. Aja, use seus relacionamentos e atinja seus objetivos. Certo momento, percebi que minha carreira precisava de um impulso e procurei uma pessoa extraordinária para pedir ajuda. Além de ser o 20º maior empresário do setor atacadista, o Paulo Pennacchi é um exemplo de pessoa bem relacionada e que tenho como referência. Através dele consegui palestrar para pessoas que eu objetivava como clientes. Ministrei palestras na ABAD Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores. Ouvir Doze! Doze! Doze! (só quem conhece meu trabalho irá entender) por centenas de pessoas, foi uma emoção pura. Através de muito preparo, dedicação e vontade, realizei uma de minhas primeiras fidelizações e que me rendeu muitos negócios na vida. O que aconteceu a partir desse fato: fui mais contratado, valorizado e fiz eventos por várias filiadas ABAD. Além de tudo isso, considero esse amigo e cliente um divisor de águas de minha carreira. Outro marco foi através de Adair Guth, da Parati Alimentos, que projetou minha carreira ao confiar em meu trabalho. Havia lançamento de Produtos nos Stands da Parati e ele me indicou para palestrar na ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e em todas as palestras que Adair assistia, ele se emocionava muito e até mesmo, chegava às lágrimas. Grande Profissional e amigo.