A CRISE ECONOMICA-FINACEIRA E A RESPONSABILIDADE SOCIAL Trabalho de revisão bibliográfica apresentado como requisito parcial para a conclusão da disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos/ Administração, da Faculdade JK/ILAPE, ministrado pela Profa Enilda M. Pereira. Charlei Reis Dias, GILDETE Figueira Rolim, Kleverson Henrique F. Silva, Luciana Pereira de Lima, Luiz Carlos Alarcão da Silva, MANOEL Messias da Silva, Mauri de Souza Ferreira, Nilcimeire de Mesquita, Rosecleia dos Santos Silva, Sirlene Oliveira de Souza. Brasília-DF Junho/2010 Resumo Este trabalho monográfico de revisão bibliográfica tem como objetivo mostrar que numa situação de crise econômica financeira, também há possibilidades de economizar para não haver excesso de gastos, as pessoas continuarem fazendo sua parte em relação à Responsabilidade Social, e as empresas também permanecerem fazendo sua parte como conscientizadora de seus funcionários, ajudando assim a sociedade. Palavras-Chave: Mudança Organizacional, Ambiente Organizacional, Responsabilidade, meio ambiente, sociedade, consciência. Sumário. 4 1. Revisão Conceitual 5 1.1. O conceito de Responsabilidade. 5 1.2. O conceito de Responsabilidade Social 5 1.3. O Conceito da Responsabilidade Ambiental 6 1.4 O Conceito de Crise. 6 1.5 O Conceito de Crise Econômica – Financeira. 6 3. Exemplos. 7 4. Considerações Finais. 8 Conclusão. 8 Referencias Bibliográficas. 9 1. Revisão Conceitual 1.1. O conceito de Responsabilidade Sobre o Conceito de Responsabilidade, temos uma afirmação de um autor, sobre o ponto de vista dele: GREGÓRIO diz que responsabilidade é “Responder pelos atos praticados, e justificar as razões de suas próprias ações .” 1.2. O conceito de Responsabilidade Social O mudo hoje é composto por mudanças constantes e velozes. E o meio ambiente é quem mais sofre com as conseqüências da complexidade das relações intra e inter – organizacionais. No livro da COMISSÃO EUROPÉIA (2001, Wikipédia) cita que: ” A responsabilidade Social é um conceito, segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo”. Para CABRAL-CARDOSO,C. (2002 apud Wikipédia), o conceito de Responsabilidade Social deve ser entendido em dois níveis: O nível interno: relaciona-se com os trabalhadores e, genericamente, a todas as partes interessadas afetadas pela empresa e que, por seu turno podem influenciar os seus resultados. O nível externo: tem em conta as conseqüências das ações de uma organização sobre os seus componentes externos, nomeadamente, o ambiente, os seus parceiros de negócios e o meio envolvente. Ao entendimento de DAFT (1990) e MEGGINSON et al (1998, apud Paula, A. S. A. et al) define o termo Responsabilidade Social como ” obrigação da administração de tomar decisões e ações que irão contribuir para o bem estar e para os interesses da sociedade e da própria organização.” As organizações também são responsáveis por ajudar a manter e melhorar o bem-estar geral da sociedade e do meio ambiente. Com base nesse item CERTO e PETER (1993, apud Paula, A. S. A. et al) acreditam que “A Responsabilidade Social constitui-se de atividades projetadas para melhorar a sociedade além de simplesmente atender os interesses econômicos e técnicos da organização.” Sendo assim, percebemos que responsabilidade social tem como objetivo o interesse público, que também tem como interesse a Responsabilidade Ambiental. 1.3. O Conceito da Responsabilidade Ambiental A Responsabilidade Ambiental é um conjunto de atitudes, individuais ou empresariais, voltado para o desenvolvimento sustentável do Planeta. Ou seja, estas atitudes devem levar em conta o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente na atualidade e para as gerações futuras, garantindo assim a sustentabilidade, e conseguindo meios de ser sustentável num momento de crise. 1.4 O Conceito de Crise A crise pode ser definida como fase de perda, ou uma fase de substituições rápidas, em que se pode colocar em questão o equilíbrio das pessoas. Torna-se, então, muito importante a atitude e o comportamento da pessoa face a momentos como este. É fundamental a forma como os componentes da crise são vividos, elaborados e utilizados subjetivamente. Toda crise conduz um aumento de vulnerabilidade, mas nem toda a crise é necessariamente um momento de risco. 1.5 O Conceito de Crise Econômica – Financeira A Crise econômica – financeira teve inicio no segundo semestre de 2008, a qual também atingiu o Brasil. Houve uma brusca reversão de expectativas no ambiente econômicos brasileiro, onde começou a desacelerar a economia. Sem que fosse possível avaliar a dimensão da crise, achou-se um forte movimento de retratação econômica, com efeitos sobre praticamente todos os setores, desde os voltados ao mercado exterior até aqueles tipicamente dedicados ao mercado interno. Esse movimento chegou ao mercado de trabalho por meio da perda de dinamismo e elevação de desemprego. Para não prejudicar os trabalhadores, as negociações coletivas se desenvolveram no Brasil no período do início da crise econômica e financeira internacional em setembro de 2008. Uma análise específica das negociações coletivas que aconteceram durante o período inicial da crise econômica a partir de setembro de 2008 é a conclusão indicando as características da negociação coletiva, bem sucedidas quanto evitar conflitos trabalhistas como greves e outros tipos de movimentos. A aplicação do sistema para as relações do trabalho permite sua adaptação para análise do que acontece entre trabalhadores e empresas nos diversos níveis, existentes das relações. Nos últimos quinze anos, a economia brasileira experimenta mudanças estruturais importantes. Nesse período, verificou-se um conjunto de condição para a queda da inflação, o regime de câmbio flexível a diminuição da intervenção do estado. Em nossos períodos de maior interesse, a crise e a retratação econômica, produziram efeitos sobre as negociações coletivas, do ponto de vistas da estrutura das negociações. A estrutura sindical chamavam para si a responsabilidade de articular movimentos unitários que buscassem pressionar o governo para tomar medidas que atenuassem a crise, seja em termos de (pressão por redução de juros) setoriais, medidas de proteção e/ou estimulo a segmentos produtivos, ou em termo de mercado de trabalho (flexibilização da legislação trabalhista ou alteração no seguro desemprego, por exemplo). 3. Exemplos Existem exemplos simples que podem ajudar com na Responsabilidade Ambiental que são eles: Individual: • Realizar a reciclagem de lixo ( resíduos sólidos). • Não jogar óleo de cozinha no sistema de esgoto. • Usar de forma racional, economizando sempre que possível, a água. • Buscar consumir produtos com certificação ambiental e de empresas que respeitem o meio ambiente em seus processos produtivos. • Usar transporte individual (carros e motos) só quando necessário, dando prioridades para o transporte coletivo ou bicicleta. • Comprar e usar eletrodomésticos com baixo consumo de energia. • Economizar energia elétrica nas tarefas domésticas cotidianas. • Evitar o uso de sacolas plásticas nos supermercados. Empresarial: • Criação e implantação de um sistema de Gestão Ambiental na empresa. • Tratar e reutilizar a água dentro do processo produtivo. • Criação de produtos que provoquem o mínimo possível de impacto ambiental. • Dar prioridade para o uso de sistemas de transporte não poluentes ou com baixo índice de poluição. Exemplos: transporte ferroviário e marítimo. • Criar sistema de reciclagem de resíduos sólidos dentro da empresa. • Treinar e informar os funcionários sobre a importância da sustentabilidade. • Com a crise econômica financeira um bom exemplo a ser citado é a redução de gastos de papel, as empresas podem aderir à opção de usar mais slides, scanear documentos, documentos Exemplos Entidades que colaboram com a Responsabilidade Social • Dar apoio a comunidades carentes. • Instituto ETHOS de Responsabilidade Social • FIDES – Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial • IBASE – Instituto Brasileiro de Analises Sociais e Econômicas • Fundação Banco do Brasil • Eletrobrás • 4. Considerações Finais O objetivo deste trabalho foi mostrar como o as empresas e a sociedade reagiu no período da crise econômica financeira em relação ao Meio Ambiente e a Responsabilidade Social. Conclusão A pesquisa desenvolvida mostrou importância da conscientização da humanidade em prol da Responsabilidade Social e Ambiental, pois antes o ser humano se preocupava com as ações da natureza sobre suas vidas, agora ele deve se preocupar com as suas ações sobre a natureza e seus impactos no futuro. Referencias Bibliográficas CERTO, S. C. & PETER, J. P. Administração Estratégica: Planejamento e implantação da estratégia. São Paulo: Makron Books, 1993. DUARTE, G. D. & DIAS, J. M. A. M. Responsabilidade Social: A empresa hoje. Rio de Janeiro; São Paulo: LTC; Fundação Assistencial Brahma, 1986. KOERII, I.B.G. Responsabilidade Social e os Benefícios Fiscais para as Empresas Tributadas pelo Lucro Real, Disponível em: http://siaibib01.univali.br/pdf/Ibervani%20Marcia%20Gomes%20Koerich.pdf. Acessado em 10 de junh. 2010. PAULA, A. S. A., PINTO, J. A. R., PAIVA, K. C. M., Responsabilidade Social e Ética: Avaliando exemplos e redefinindo resultados organizacionais, disponível em: http://www.ichs.ufop.br/conifes/anais/OGT/ogt0802.htm, acessado em: 20 mai. 2010. Propaganda7. O que é Responsabilidade Social?. Disponível em: http://www.propaganda7.com.br/. Acessado em: 13 mai. 2010.