O presente artigo atenta para a desvantagem de uma liderança autocrática, na gestão de equipe nas organizações. Uma liderança autocrática pode trazer sérios prejuízos e riscos à organização, seja ela de grande, médio ou pequeno porte, pública ou privada, com ou sem fins lucrativos. A empresa corre sérios riscos na tomada de decisão, quando possui um líder autocrático na gestão de equipe. Alguns líderes vivem uma autoridade sem serem reconhecidos pelos seus liderados como tal. O líder autocrático nem sempre visa ao bem estar social, psicológico e emocional dos seus liderados, exigindo sempre a mão de obra deles, para que possa alcançar a meta e o lucro planejado pela empresa. Infelizmente, o verdadeiro líder ainda é uma figura escassa nas empresas. Ele não é necessariamente o chefe, mas alguém que tem talento para orientar pessoas. Hoje, essa figura ainda é um artigo de luxo. A mudança não é fácil e quando, não ocorre, a equipe poderá ter seus talentos retidos. Infelizmente ainda impera o “manda quem pode e obedece quem tem juízo”. Muitas vezes, o gerente, o diretor, chegou a esta posição pela sua capacidade técnica, por conhecer bem o mercado. O papel de desenvolver pessoas não era exigido. Pelo contrário, o cargo foi um prêmio, um reconhecimento por sua capacidade de ser autoritário. Mas agora, o novo cenário diz que ele precisa mudar o estilo de atuar, rever sua “fórmula de sucesso”, e isso não é fácil. É brilhante a evolução atribuída ao de reavaliação quanto à questão da desvantagem da liderança autocrática na gestão de equipes. Desta forma as empresas se interessam cada vez mais em buscar meios de agregar valores e pessoas como forma de valorização do seu capital humano e social através de treinamentos para líderes. Mesmo sendo uma tarefa essencial e ainda desafiadora para os líderes, saber liderar com todos os atributos que um líder precisa ter, ainda é mérito de poucos, porém missão perfeitamente atingível para muitos,desde que esteja predisposto a capacitar-se adequadamente,buscando um processo de liderança com eficácia, agregando talentos humanos, técnicos, profissional. As funções de liderança na atualidade têm três objetivos fundamentais: realizar os objetivos; constituir o grupo; manter o grupo e desenvolver os próprios indivíduos. Segundo FIORELLI, (2004), A equipe de gerentes compreende profissionais com autoridade sobre pessoas e patrimônios da organização. Eles constituirão equipes, caso consigam polarizar -s e para obtenção de resultados coletivos. Pois os Gerentes voltados para o culto a seus privilégios comprometem a qualidade das decisões.