Todo o processo de treinamento possui uma preocupação final, que é a eficácia. O treinamento parece ser uma resposta lógica frente a várias condições ambientais, que podem ser mudadas, frente a sobrevivência e crescimento organizacional. O treinamento deve atender a alguns critérios de eficácia, segue abaixo: Critério da relevância: O treinamento deve atentar em direção a tópicos que sejam realmente importantes. O treinamento em habilidades mecânicas pode ser menos relevante para um gerente do que os esforços para aperfeiçoar-se em planejamento e comunicações. Critério da transferibilidade: Refere-se ao grau em que as habilidades e comportamentos adquiridos durante o treinamento sejam aplicados em situações diárias de trabalho. Mas também é necessário saber como aplicar, pois de nada adianta usar uma habilidade ou comportamento adquirido e entrar em conflito com superiores, colegas ou subordinados, porque nesse caso a transferência será baixa e sem resultados maiores para o trabalho. Critério do alinhamento sistêmico: Refere-se ao grau em que os comportamentos adquiridos para aplicação em uma área, possa ser utilizado em outras áreas da empresa também, pois uma unidade de trabalho pode aprender novos conceitos desde que, veja os resultados e aplicabilidade para o tal. Esses critérios apresentados são significativos quando usados em conjunto, de acordo com as necessidades e demandas da organização. Ainda existe o pensamento entre alguns empresários, que treinar seus funcionários, pode torna-los mais eficazes e fazer com que isso, ele vá perder o funcionário para a concorrência, eles preferem na maioria das vezes procurar direto no mercado pessoas habilitados, e com algumas experiências, o que em alguns casos pode gerar um transtorno, pode demorar para achar esse funcionário, gerando custos também em recrutamento e seleção. A maioria prefere considerar o treinamento como uma função social, e não econômica, e com uma despesa e não um investimento que pode trazer valiosos retornos. Por outro lado, as empresas estão preocupadas com o retorno dos investimentos realizado no treinamento. O retorno do investimento estão fazendo parte do processo de avaliação do treinamento. Mas existem algumas empresas que chegam a destinar 4% do seu faturamento para programas de treinamento, mudanças e melhorias organizacionais. Todo e qualquer resultado deve ser comunicado a quem pagou a conta (administração) e a quem investiu seu tempo em participar do treinamento.