Toda empresa necessita de colaboradores que realmente façam à diferença, porém existem vários tipos de profissionais com qualidades diferentes. Observando as formigas tomo como exemplo para este artigo. A Formiga Observe as formigas, elas têm somente uma líder, a rainha, e várias formigas operárias que são lideradas por ela, ou seja, uma só ordem e todos a obedecem sem se desviar do seu caminho. A rainha é quem dita as ordens e não tem entre elas aquela distribuição onde uma faz isso e outro aquilo, somente uma manda e todos obedecem. A rainha não é de sair de sua morada, apenas os ensina como arranjar alimento e onde encontrá-lo, e assim os dispensa a procura de seu alimento. As formigas por natureza própria têm um espírito de equipe admirável; quando uma de suas colegas se machuca ou morre, elas fazem de tudo, para carregar a sua colega e levá-la até a rainha. Porém se a rainha morre, perecem todas as formigas daquela colônia, por que as formigas necessitam de serem instruídas e direcionadas por uma só liderança, não tendo liderança elas não trabalham e morre-se de fome. A Empresa Agora observe as empresas de hoje, existe uma diretriz dentro de todas as empresas hoje, ordens que vem desde a diretoria até aos colaboradores de nível operacional. Cargos para todos os gostos dentro de cada empresa. Existem empresas que tem tantos colaboradores e tantos afazeres que até acaba terceirizando parte da sua mão-de-obra, e a grande diferença esta nos sentimentos das pessoas, ou seja, aqueles extraordinários colaboradores trabalham em equipe que as formigas têm por natureza, falta ao ser humano insensato que pensa só nele mesmo. As empresas precisam sempre estar avaliando seus colaboradores de perto, sabendo o que os motiva e o que os entristece, o que os faz se sentir valorizados e o que os faz se sentir apenas uma ferramenta da empresa, que quando se quebrar será trocada. Distinguindo Colaboradores Todas as empresas têm dentro delas hoje, colaboradores bons, regulares e ruins, isso é fato. Tem colaboradores que se explica apenas uma vez e ele o faz perfeitamente como ordenado, tem aqueles que necessitam de um pouco mais de auxilio, mas, conseguem fazer o serviço direito, porém temos também àqueles que mesmo explicando e acompanhando ele de perto, não consegue realizar a tarefa com exatidão; muitas vezes por realmente não estar preparado e outras por falta de interesse. Existem colaboradores que esperam o produto que estão trabalhando com ele acabar, para informar a seus superiores para comprar mais. Por isso é que existe diretriz dentro das empresas, uma única pessoa não conseguiria criar e instruir ao mesmo tempo. Diferente das formigas que, só falham quando não tem liderança, pois, enquanto a tem fazem exatamente como ordenado sem precisarem ser motivadas ou acompanhadas de perto. Fazendo a Diferença Hoje as empresas que tem colaboradores que acreditam nelas, ou seja, que acreditam na empresa e fazem o seu melhor para crescerem junto com a empresa; por que todo colaborador sensato sabe que não se pode crescer mais do que à própria empresa e nem menos que ela. No entanto, não depende somente dos colaboradores de nível superior o sucesso da empresa e sim de todos em si, e muito mais daqueles colaboradores de nível operacional, pois, são eles que têm o contato direto com os colaboradores externos; sendo assim os clientes. Os colaboradores de nível operacional vendem não só o produto como também a imagem da empresa. Observando as formigas o que realmente faz a diferença não é o seu fantástico trabalho em equipe e sua dedicação e sim a liderança da rainha. Gerência Formiga Rainha Existem hoje nas empresas gerentes que não se preocupam com o que realmente acontece com os seus colaboradores e sim, com a empresa e bons resultados para á empresa. Hipócritas! Você é um ser humano e não uma formiga rainha! A formiga rainha apenas ensina como fazer e porque fazer, e não faz o trabalho duro nem pratica o espírito de equipe que ela mesma o ensinou. Gerentes que sabem apenas cobrar resultados dos seus liderados, e não praticam a perseverança e não fazem avaliação de desempenho e sequer procuram valorizar seus colaboradores, é uma formiga rainha! Porém, os colaboradores são seres humanos e necessitam de acompanhamento e é por isso que muitas empresas vão à falência e poucas se mantêm no mercado de trabalho. Conclusão Vimos que, a diferença começa desde a liderança até os colaboradores, mesmo aqueles de nível operacional. E que a liderança faz sim a diferença tanto para as formigas quanto para os seres humanos. Toda empresa que conhece bem o seu colaborador conhece os seus limites, e como avalia-los e o colaborador o seu líder. E mesmo na colônia das formigas quanto nas empresas; a imagem da liderança e da empresa esta nos colaboradores de nível operacional que tem contato direto com o publico. Agradeço a atenção de todos os leitores. Colaboração direta de Patricia Lemos