Quando há uma necessidade de mudança de desempenho dos colaboradores é comum pensar que a solução mais adequada seja o treinamento. A psicologia organizacional aplica princípios e métodos relacionados ao trabalho humano, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral do profissional. É parte da ciência destinada à compreensão do comportamento manifestada dentro do ambiente. Neste âmbito da psicologia, uma boa intervenção para melhor gestão dos recursos é desenvolvida a partir de uma compreensão do clima e da cultura organizacional. Esses são fatores a serem identificados por entrevistas e questionários em uma amostra representativa dos diversos segmentos da empresa. Este fator psicológico tem o papel primordial de orientar seus líderes para gerirem pessoas alinhadas aos objetivos empresariais. Além de desenvolverem e potencializarem as capacidades de cada um dos colaboradores está área de conhecimento faz questão de melhorar as relações interpessoais, a comunicação e sua adaptação às condições do ambiente Ressalta-se que atualmente as empresas buscam parceiros com requisitos específicos para preenchimento de vagas. A consultoria de relacionamento avalia o candidato mais adepto para tal vaga oferecida e atua como facilitador e conscientizador do papel dos vários grupos que compõem a instituição, considerando a subjetividade dos indivíduos, sem perder de vista sua inserção no contexto mais amplo da organização. Nunca é demais lembrar que o elemento humano é fator diferencial, ao gerar soluções, movimentar a empresa e tornar mais próximas as relações com seu cliente. Por fim, com tantos elementos a serem considerados, seria justo pensar que uma consultoria organizacional em gestão de pessoas é algo dispendioso. A relação custo X benefício deve ser analisada em relação aos efeitos da intervenção no curto e longo prazo, em fatores tangíveis, como melhoria de produção, e intangíveis, entre superiores, subordinados ou até mesmo com o cliente.