A gestão de compras está entre os pilares da empresa. A partir de uma gestão eficiente consegue-se competitividade no mercado e redução de custos, tanto nos custos de aquisição quanto nas perdas, aumentando a lucratividade e fortalecendo a relação com o consumidor. O sucesso da empresa e sua manutenção dentro do mercado dependem grandiosamente da competência do setor de compras. O desempenho de um bom comprador vai desde o conhecimento de seus consumidores e mercado em que atua até a identificação dos seus fornecedores. Um bom banco de dados de fornecedores proporciona poder de compra ao gestor, poder de barganha e disponibiliza uma diversidade de produtos. Fornecedores poderosos e únicos tornam o negócio limitado, dificultando o desenvolvimento de uma boa relação, em que fornecedor e cliente saiam satisfeitos com a realização da negociação. Um leque de fornecedores é benéfico para o comprador, que pode escolher pela melhor opção na tomada de decisão e tornar o negócio lucrativo para a empresa. A comunicação interna entre o responsável por compras e os demais setores é essencial para o gestor de compras obter um retorno sobre o giro dos produtos, aceitação e satisfação com os produtos adquiridos e demanda por novos produtos. Uma relação positiva com os demais colaboradores minimiza as perdas e ajuda conhecer a posição da empresa dentro do mercado em que atua. Nem sempre há o contato do comprador com o consumidor final, essa relação é feita indiretamente através dos outros setores, então o feedback vem através da comunicação. O uso da tecnologia é muito útil para equacionar o tempo do pedido e o tempo de entrega. Um gestor de estoque vai auxiliar a partir das informações do giro do produto, afinal a disponibilidade do produto na empresa é fundamental na relação com o cliente e, numa indústria, a falta de uma matéria-prima pode interromper o processo de produção. Um bom software de gestão de estoque vai evitar perdas e minimizar custos com estocagem de produtos. Além de opções de fornecedores para realizar uma boa compra, o gestor tem que estar informado das estratégias e ações tomadas pelos concorrentes. O conhecimento do concorrente é fundamental para o posicionamento da empresa no mercado. Inovação também é importantíssimo. O gestor de compras deve estar ligado nas novidades e tendências do mercado. A sua participação em feiras, eventos e encontros vai integrá-lo às novidades e mudanças mais atuais e possíveis tendências do setor. A função do comprador é complexa e, por isso, para o seu melhor desempenho assumir única e exclusivamente essa responsabilidade é o melhor caminho para se obter os melhores resultados. Empresas pequenas, às vezes pecam pelo acúmulo de funções do individuo responsável pelas compras. Comprar demanda tempo e estudo. Um bom comprador pode pagar o investimento de outro profissional somente reduzindo os custos com compras e a otimização do seu trabalho. A responsabilidade do gestor de compras é das mais importantes. O comprador deve ser um individuo bom de trabalho em equipe, ser um bom comunicador, ter habilidade na tarefa de negociação e estar atualizado e informado.