O bem mais valioso de uma organização é o Capital Intelectual que são as pessoas que a compõe. O Método de gestão de pessoas nas instituições sejam elas públicas ou privadas, vem adotando mudanças em função da grande necessidade de adaptação das novas exigências do mercado, em que o capital humano é muito valorizado a partir de suas competências, habilidades e atitudes. Sendo assim, o método de gestão de pessoas deve ser delineado de acordo com ambiente para o qual se dar orientação. (GOIS, 2010) – TCC da Pós-Graduação Ferramentas Gerenciais na Gestão de Pessoas: caso Biblioteca Tebyreçá de Oliveira do IFMA. Um dos maiores desafios da administração da biblioteca é não deixar de forma alguma que a equipe dos colaboradores acabe estagnada, não adquirindo melhorias continuas. Para não permitir que isto ocorra dentro da biblioteca, o gestor tem um papel fundamental de motivar a sua equipe, dando-lhes sempre oportunidades de serem reconhecidos pelas suas competências, conseqüentemente isso resultará numa auto estima elevada e irá melhorar significativamente o desempenho de cada pessoa no ambiente organizacional. As ferramentas gerenciais são métodos que auxiliam no trabalho da organização e na busca da identificação de problemas, na elaboração do planejamento e no desenvolvimento dos processos, bem como, torna-se imprescindível no ambiente organizacional. 1.1 Planejamento Estratégico Um planejamento estratégico deve ser delineado conforme as características relevantes da organização. O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para o crescimento de um ambiente organizacional, sendo a análise SWOT (ferramenta utilizada para fazer análise do cenário) que aborda o ambiente interno (forças e fraquezas) e o externo (oportunidades e ameaças) para o cumprimento da sua missão e visão (CASAROTTO, 2002, p.34). 1.2 Benchmarking É um processo sistemático utilizado para estabelecer metas para melhorias nos produtos e serviços, é uma análise comparativa que investigar profundamente o nível de desempenho de uma organização e principalmente o que existe de melhor atualmente no mercado. Segundo Maximiano (2004, p.494): “literalmente Benchmarking é usar um ponto de referência a ser copiado”. 1.3 Brainstorming O termo é oriundo da língua inglesa. Brain significa cérebro, enquanto que storming significa tempestade. A versão na língua portuguesa seria uma “explosão de idéias” (MINICUCCI, 2001). Tempestades de idéias é uma ferramenta que é muito utilizado para auxiliar um grupo a criar o máximo de idéias inovadoras em uma reunião. 1.4 Empowerment É a autonomia e responsabilidade dada aos colaboradores na tomada de decisões e ações. Maximiano (2004, p.282) define: “Empowerment como atribuir poderes a alguém. Ele afirmar que Empowerment é uma palavra que traduz a prática de transferir poderes de decisão a funcionários individuais e a equipes”. 1.5 Marketing O Marketing de Biblioteca tem por objetivo satisfazer uma necessidade específica, primeiro faz uma pesquisa e identifica as necessidades dos segmentos de seu público-alvo e depois cria produtos/serviços para satisfazer essas necessidades. (GOIS, 2011) Bibliotecário e o Marketing de Biblioteca http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/bibliotecario-e-o-marketing-de-biblioteca/53597/ As bibliotecas para satisfazerem seus usuários utilizam a ferramenta do marketing com o objetivo de identificar, satisfazer e antecipar as necessidades dos usuários (reais e potenciais), verificando quais os produtos e serviços a mesma pode disponibilizar para agradar a todos, mas para conquistar êxito nesse plano de marketing é preciso primeiramente identificar as necessidades e depois criar produtos/serviços para atender essas necessidades que estão presentes nos diversos usuários. E como identificar essas necessidades? Fazendo pesquisa de levantamento do nível de satisfação dos usuários da biblioteca, sendo assim iremos obter Feedback para identificar a percepção dos usuários com relação ao nível de excelência dos serviços e produtos oferecidos. No meu artigo Marketing e a Pesquisa do Nível de Satisfação dos Usuários da Biblioteca (GOIS, 2011), os usuários satisfeitos são a melhor propaganda, pois promove os serviços e as próprias bibliotecas tanto no ambiente externo como no interno, motivando a equipe de colaboradores fazendo com que todos se sintam valorizados e que realmente conheçam os processos e as tecnologias, conseqüentemente eles irão repassar toda essa motivação para os usuários, isso resultar na maior satisfação no atendimento na biblioteca. Endomarketing é o marketing voltado para dentro, ou seja, é o marketing cujo foco é o cliente interno ou público interno da organização. Os colaboradores são os primeiros clientes de uma organização e o bem (capital humano) mais valioso, ou seja, são peças essenciais no sucesso ou fracasso da organização, então é fundamental valorizar e encantar primeiro o público interno para depois conquistar o público externo. O propósito do Endomarketing é corroborar para interação, compartilhamento da visão da organização, construir um clima permanente de motivação e fortalecer relacionamentos com o público interno. (GOIS, 2011) A Relevância do Endomarketing na Biblioteca – http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-relevancia-do-endomarketing-na-biblioteca/57999/ REFERÊNCIAS CASAROTTO, Nelson F. Projeto de negócio: estratégias e estudos de viabilidade. São Paulo: Atlas, 2002. MAXIMIANO, Antônio C. A. Introdução à administração. 6. Ed ver. E amp. São Paulo: Atlas, 2004. MINICUCCI, Agostinho. Relações Humanas: psicologia das relações interpessoais. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2001. GOIS, Silma, 2010. Ferramentas Gerenciais na Gestão de Pessoas: caso Biblioteca Tebyreçá de Oliveira do IFMA. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/referencial-do-benchmarking-de-pessoas-a-estrategia-de-comparacao/53268/ Acessado 09.09.11 GOIS, Silma, 2011. Bibliotecário e o Marketing de Biblioteca. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/bibliotecario-e-o-marketing-de-biblioteca/53597/ Acessado em: 09.09.11 GOIS, Silma, 2011. Marketing e a Pesquisa do Nível de Satisfação dos Usuários da Biblioteca. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/marketing-e-a-pesquisa-do-nivel-de-satisfacao-dos-usuarios-da-biblioteca/57878 Acessado em: 09.09.11 GOIS, Silma, 2011. Relevância do Endomarketing na Biblioteca. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-relevancia-do-endomarketing-na-biblioteca/57999/ Acessado em: 09.09.11