Com o atual mercado competitivo, as empresas vêm buscando formas de se destacar em meio a esta selvagem guerra comercial. Constantemente em minhas consultorias, sempre detecto que os problemas enfrentados pelas empresas são os mesmos, porem cada qual com foco distinto. E estes problemas são mais facilmente resolvidos com uma boa dose de educação, respeito, e sobre tudo alegria agregada ao trabalho. Descubra um jeito de fazer seu cliente ficar feliz, pois produtos e serviços existem em todos os lugares, porem a diferença esta nos detalhes, uma boa atenção ao cliente, um sorriso, um aperto de mão firme, uma água, um café, um desconto. O importante e ver seu cliente retornar feliz por ter tido um atendimento especial. Hoje o valor especial esta em exatamente agregar valor! Uma loja de roupas ou cauçados, tem que vender muito mais do que apenas produtos, ela deve agregar valor a tudo aquilo que é palpável. Esta loja tem que vender bem estar, elegância, satisfação pessoal. Costumo falar que quando uma cliente entra para fazer uma compra à venda já esta feita, o que você tem que fazer é descobri o que este cliente foi buscar ali. Um restaurante ou padaria tem que vender não apenas alimentos e bebidas, mais sobre tudo encontros, amizades, informação, etc. E é sob esta ótica que deve ser incrementada a atuação do bom profissional ou estabelecimento. E aí que esta o “pulo do gato”, em que a chance de acerto é aumentada consideravelmente. Este é o momento em que podemos agregar valor. Olha o exemplo de grandes redes, e lojas nos grandes centros em que quando o cliente chega a uma loja ele logo é recebido com um suco, café, chocolate. O cliente é tratado como rei. Em uma determinada empresa aérea o cliente vê na porta do avião um tapete vermelho estendido ao chão, mostrando o valor real que ele possui, ao entrar no avião sente nitidamente que o tratamento a ele dispensado e o melhor e mais qualificado possível. E como a diferença está nos detalhes, estes podem ser facilmente incorporado a estrutura original da empresa. E a melhor estratégia é ter uma equipe bem treinada e motivada, de forma efetiva, para que tudo flua de forma harmônica, sem nenhuma demonstração piegas. Se não de nada adiantaria ter toda uma estrutura bem formada sem que se tenha qualidade no atendimento ao cliente! Em nossa vida também funciona assim, pequenas coisas feitas de forma estratégica, tem um tremendo resultado final. Devemos estar sempre preparados, a prova é que às vezes você ouve uma pessoa falar que outra pessoa tem sucesso porque tem sorte, porém, que a melhor definição para sorte, é: quando a oportunidade encontra o preparo, ou seja, você deve estar preparado para as oportunidades que aparecem a sua volta. Pode ser que você não se deu conta que tem que abrir sua visão para ver melhor às oportunidades, mudar alguns conceitos, pois o que vemos nem sempre é o que pensamos, por exemplo, você pensa que anda em uma superfície chata, mais a Terra é redonda, você pensa que está parado no universo mais a terra esta em movimento no universo, viajando continuamente. Nós percebemos algumas realidades através dos nossos olhos, mais os nossos olhos nos enganam. E assim também é na nossa vida, tudo está em movimento, e o mercado esta em constante movimento, o que faz com que você também se movimente, mude! Porque se não mudar ficará para traz! As pessoas que tem sucesso sabem que a mudança, é um fator primordial na obtenção do êxito, e sempre estão à procura de algum tipo de crescimento na área profissional, nas relações humanas, na família, com os amigos, e desta forma fazendo a diferença, vendo o mundo de forma diferente, sem pré-conceitos, com uma mente aberta, para assim terem uma verdadeira mudança e um real crescimento. Mude sua forma de ver, procure agregar valor e faça a diferença!