Hoje pela manhã foi noticiado nos principais jornais um erro cometido pela prefeitura de Sorocaba – SP. O problema foi gerado pela distribuição aleatória de um panfleto para esclarecimento do uso de drogas injetáveis. Estes panfletos que deveriam ser entregues a usuários de drogas, para que assim tivessem conhecimento dos riscos e usassem de forma consciente para reduzir os casos de contaminação, foram entregues a todos os jovens e adolescentes que fazem parte de uma comunidade. Fato que preocupou vários pais e autoridades. Analisando essa situação, percebe-se que o grande erro está na não seleção do público-alvo, faltou planejamento para direcionar a distribuição apenas às pessoas que se enquadram no perfil do programa. Por falta de preparação do pessoal responsável pela distribuição, os panfletos chegaram nas mãos erradas o que caracteriza ineficiência quanto ao propósito do trabalho, risco de ao invés de orientar e prevenir o material venha a influenciar o uso das drogas, o que foi uma preocupação por parte dos pais, como também, o despercício de dinheiro investido no programa. Nos negócios também é muito comum acontecer algo parecido. Seja na abertura de uma empresa, na oferta de um novo produto/serviço ou uma campanha promocional. Desconsideram que todo esforço de divulgação deve ser direcionado a um público específico e assim lançam a todos uma informação que só interessa a um grupo em comum. O problema é que muitas vezes acreditam que passando a informação para o maior número de pessoas possíveis o resultado será maximizado. Errado. Se você não seleciona seu público-alvo, não define a quem oferecer seu produto/serviço, você corre um grande risco de desperdiçar dinheiro com divulgação e pior ainda, se não sabe para quem divulgar, também pode não saber que tipo de canal utilizar. Portanto, o primeiro passo ao se planejar a divulgação de qualquer coisa, faz-se necessário conhecer a quem se deve dirigir e qual a melhor forma de atingir seu público. Assim, se reduz a margem de erros e sua campanha torna-se mais econômica e eficiente.