A comunicação em suas mais variadas formas é o que faz com que indivíduos interajam entre si, seja por meio da fala ou até mesmo por meio de símbolos, em qualquer uma dessas situações a comunicação entre as pessoas tem apresentado falhas e tem sido pouco eficiente, é possível elencar que um dos motivos para essas falhas ocorrerem é que as pessoas comunicam-se de uma forma inadequada, muitas vezes não dizem aquilo que realmente querem, ou quando dizem adotam uma postura agressiva, o que afeta significativamente o entendimento da mensagem, assim é necessário buscar um equilíbrio entre esses dois termos adotando uma comunicação assertiva A assertividade pode ser entendida como um comportamento direto, honesto e dinâmico, que propicia clareza ao transmitir uma mensagem, dizendo exatamente àquilo que você deseja dizer. É muito comum as pessoas confundirem a assertividade com agressividade, pois entendem que adotar uma postura sincera é o mesmo que falar o que quiser sem preocupar-se em respeitar o próximo, desta forma é importante ressaltar que essa confusão de atitudes deve ser devidamente esclarecida, assim como o comportamento passivo também não deve fazer parte da rotina de uma organização. É o seu dever posicionar-se corretamente mediante uma situação, sem submeter-se a ela quando você tem outro pensamento sobre o assunto. O mercado de trabalho e as organizações têm exigido cada vez mais de seus colaboradores, por isso desenvolver uma comunicação assertiva pode ser um diferencial, afinal ela pode contribuir para o bom desenvolvimento de uma equipe e gerar resultados satisfatórios para empresa, mas adotar uma postura assertiva exige que o profissional entenda e se dedique a alcançar o objetivo pretendido, tornando essencial uma comunicação adequada para todos envolvidos na organização, sendo assim atente-se a algumas dicas que podem ser importantes para desenvolver a comunicação assertiva: Auto conhecimento – uma dica bastante importante para desenvolver a assertividade é a pessoa se auto conhecer só assim ela saberá quais são os seus limites e aonde ela pretende chegar, pois dispor dessa atitude significa que o indivíduo possui metas estabelecidas e é capaz de decidir ou delegar corretamente as tarefas que deverão ser executadas.Diga não quando necessário: Um dos comportamentos antagônicos a assertividade é a passividade, por isso não seja submisso a situações que deseja dizer não, posicione-se, mas lembre-se busque o equilíbrio, não assuma uma atitude passiva e nem confunda assertividade com agressividade.Planejamento: Planeje o que irá dizer ou propor a sua equipe ou ao seu líder, saber o que vai falar é uma característica importante para que se estabeleça uma boa comunicação, o que consequentemente irá resultar em benefícios para ambos, pois uma mensagem bem transmitida gera entendimento e uma comunicação assertiva.Seja Claro: Quando pedir algo a alguém seja claro ao transmitir a mensagem, uma das maiores falhas na comunicação é que muitas vezes as pessoas não são especificas ou claras o suficiente para que o outro entenda a mensagem, assim a comunicação pode apresentar ruídos e o resultado final pode ser prejudicado. As dicas apresentadas podem ser de grande valia para um profissional que deseja verdadeiramente adotar uma comunicação assertiva, utilizando-as empresa e principalmente colaboradores receberão em troca diversos benefícios, entre eles o aumento da produtividade, pois o tempo que se perde resolvendo conflitos por causa da má comunicação podem ser revertidos em produção, assim como ela também pode colaborar para o estreitamento das relações interpessoais, pois a comunicação assertiva ajuda a reduzir o estresse nas equipes e consequentemente tornar a organização mais eficaz, assim a assertividade pode ser uma fator determinante para que resultados sejam alcançados, além de desenvolver competência e alavancar a auto estima do profissional que adotar essa atitude, por isso pratique a assertividade e dissemine essa ideia para sua equipe e colegas de trabalho. Consultora em Recursos HumanosHirota Consultoria em RHhttp://hirotaconsultoriarh.webnode.com.br/