João, no seu escritório recebe um telefonema de sua esposa, solicitando-o que compre o medicamento de que sua filhinha precisa. Logo, pensa João, assim que terminar o expediente irei à Drogaria x e comprarei o medicamento. O que fez João pensar em ir à drogaria x e não na y ou z? Todo cliente é impactado por variáveis que antecedem a decisão pelo fornecedor (neste caso do serviço), que são: suas experiências anteriores, suas necessidades pessoais e o boca-a-boca. João poderia já ter comprado na drogaria x e ter sido bem atendido ou ainda ter comprado na y ou z e pelo contrário ter sido mal atendido e/ou ainda a sua necessidade seja atendida pela localização da drogaria x em detrimento das demais e/ou ainda ele tenha ouvido falar muito bem do serviço prestado pela drogaria x. João então sai do escritório e segue para a drogaria x com a expectativa de receber tudo aquilo que sonha receber quando da compra do medicamento, ele quer e merece o melhor, mas também sabe que nem tudo “são flores” e que por algum motivo alheio à sua vontade, o serviço poderá não ser exatamente como “sonhou”, João então, mesmo inconscientemente estabelece para si um nível aceitável para a prestação do serviço e a avalia. Se o serviço foi prestado de acordo com a expectativa aceitável por João ele sente-se satisfeito, se o serviço superou sua expectativa sente-se encantado e se para a infelicidade do prestador, o serviço ficou abaixo desta expectativa João ficou insatisfeito o que poderá fazer João não mais pensar em ir realizar sua compra na drogaria x. A análise de gap’s ou de lacunas consiste em verificar em que ponto o serviço prestado difere do serviço esperado pelo cliente. O modelo consiste de: Gap5= gap1+ gap2+ gap3+ gap4, ou seja, Se a empresa apresenta lacuna entre o que espera o cliente e o que lhe é entregue (gap5), significa que pode a gestão ter desconhecimento do que realmente o cliente espera (gap1) e/ou tendo conhecimento, não consegue traduzir em procedimento o que deve ser feito para atingir/superar esta expectativa (gap2) e/ou traduzindo corretamente para a equipe, a equipe por falta de habilidade de realização ou falta de comprometimento entrega serviço diferente do especificado (gap3) e/ou a empresa comunica externamente uma qualidade que ela própria sabe não conseguir cumprir (gap4). A ferramenta possibilita a que gestores possam avaliar e adequar seus procedimentos às expectativas do cliente, bastando para isto que passem a colocar em cheque o que pensam que conhecem a respeito das expectativas de seus clientes e passem a ouvi-lo. Afinal, quem não é João?