Co-autores: ANDRADE, Valéria da Costa; CABRAL, Juliana Valéria Duarte de Lima; SOUSA, Jorge Eduardo Freitas de. ORIENTADORA: MEDEIROS, Edna Michelle Borges. INTRODUÇÃO O alinhamento das ações e processos de gestão de pessoas com a estratégia da organização se constitui cada vez mais num dos mais importantes desafios para os profissionais da área, que busca a cada processo uma melhor adaptação em relação às expectativas dos seus clientes internos e externos. Essa capacidade de fazer a diferença entre execução e contribuição, através da exigência, do mundo dos negócios não tem sido atendida por muitos profissionais de Recursos Humanos. Observa-se, porém, acelerado esforço de recuperação por parte de muitos, os mais experientes buscando rapidamente readaptar-se e os mais jovens agregando conhecimentos a sua formação básica. Novas abordagens têm surgido nos últimos tempos para facilitar este alinhamento, em substituição aos instrumentos, processos, práticas e estruturas tradicionais. Entre estas podem ser listadas: Pessoas X Tecnologia;Gestão do conhecimento; Business Intelligence; Learning Organization e e-learning;Coaching e Mentoring;Portais corporativos e plataformas corporativas do conhecimento;Indicadores para mensurar a gestão do conhecimento, e Patentes e marcas. O principal objetivo é focar as atividades meio nas atividades fim, acrescentando maior eficiência a cada processo e operando de forma coordenada. Podemos citar, trabalho em equipe, aprendizado permanente, flexibilidade na estruturação dos cargos e funções, engajamento e comprometimento de todos, liderança, agilidade são algumas características que podem ser identificadas em ambientes onde meio e fim encontram-se integrados e alinhados, desde o início do seu processo através de planejamentos, e no direcionamento as coordenadas de execução desse processo. Coaching não pode ser confundido com terapia, consultoria ou aconselhamento. O Coach trabalha com ações estratégicas visando resultados de curto prazo que fazem o participante caminhar a passos largos em busca de seu objetivo O mentoring está ligado ao desenvolvimento mais amplo da carreira, buscando a visão sistemática no sentido de aumentar as competências. A função de mentor pode ser desenvolvida por qualquer profissional da empresa, na qual a pessoa identifique uma visão futura mais ampla e criativa a seguir. O mentor é parte integrante e fundamental no desenvolvimento da carreira. A atividade do mentor pode durar por muito tempo, em relação formal ou informal. Para que uma relação de coaching e mentoring aconteça com sucesso devemos levar em conta algumas características como: confiança; comprometimento; interesse mútuo; feedback e conhecimento profundo de ambas as partes. Estes são itens fundamentais na relação de coaching e mentoring, a ausência destes processos pode gerar resultados negativos. COACHING E MENTORING: FERRAMENTAS DE TRANSFORMAÇÕES. Com esses fatores presentes no ambiente organizacional, as empresas estão a busca de alternativas mais produtivas e eficazes para a formação (treinamento e desenvolvimento) de seus colaboradores e para estimular o auto desenvolvimento, oferecendo o crescimento contínuo desde o diretor ao colaborador em geral. Já sabemos desde as Teorias das Relações Humanas de Elton Mayo, que fatores sociais eram um motivador muito mais poderoso no ambiente de trabalho do que as recompensas financeiras. O conceito básico poderia ser demonstrado como a orientação e o apoio a um indivíduo (colaborador), a desempenhar de maneira atuante a sua função. É aí que entram o treinamento por resultados e a prática cada vez mais difundida de coaching e mentoring. Podemos citar como conceito do coaching e mentoring como metodologias utilizadas como incentivo na formação e evolução de colaboradores através de treinamentos para estimular seu auto desenvolvimento na organização. Um dos benefícios mais poderosos do coaching é possibilitar ao funcionário ter um projeto de carreira, a partir do seu desempenho atual, dos seus interesses e expectativas profissionais. No Brasil, a tendência de treinamentos é focada principalmente por existir um número significante de colaboradores com um a formação educacional de segundo grau, capacitando e oportunizando profissionais a contribuírem com as organizações, através de um relacionamento mais responsáveis, atendendo as necessidades da organização, com os valores empresariais e culturais. Essa visão de crescimento e desenvolvimento se dar-se através de dois fatores fundamentais: O crescimento da organização;O desenvolvimento do capital humano; O mentoring/coaching procura facilitar a transformação de desejos e sonhos em objetivos claramente definidos, aonde se quer chegar, partindo dos recursos atuais, considerando quais as competências que precisam ser reforçadas ou adquiridas, que esforços e recursos devem ser mobilizados para suprir as carências; Ambos podem ser realizados por profissionais que possuam experiência de vida pessoal e profissional rica em realizações bem e mal sucedidas, sólida formação acadêmica, conhecimentos multidisciplinares nas áreas de gestão. Os dicionários de inglês definem Coach como sendo um treinador, técnico, aquele que ensinam jogadas e estratégias, ensaia, acompanha a prática e avalia os resultados. O Coaching é um treinamento focado no curto prazo, o colaborador é estimulado a evoluir do presente para o futuro, na área em que seu “treinador” não possui competências técnicas no trabalho em foco. Segundo Boog (2001), Treinamento é a ação sistematizada de educação para a capacitação, o aperfeiçoamento e o desenvolvimento do indivíduo. Flávio Souza conceitua Coaching como uma metodologia estruturada com técnicas, ferramentas e habilidades específicas para desenvolvimento do colaborador em direção a sua meta. O Coach possui conhecimento explícito e comportamental, é uma parceria entre o coach e o colaborador, ajudando-o a atingir o seu melhor e a produzir os resultados que ele quer na sua vida profissional e pessoal. O Coach assegura que o cliente possa dar o melhor de si, aprender e desenvolver-se da maneira que ele quer. O coach não precisa ser um expert no campo de trabalho do cliente. Já o Mentor é definido pelo dicionário Bueno (2000), como sendo orientador, conselheiro, onde o conselheiro é um sábio e confiável de uma pessoa inexperiente. No Mentoring, o Mentor tem experiência no assunto, geralmente um funcionário mais antigo, com mais habilidades e experiência, o conhecimento é tácito, existente na sua cabeça, adquirido através da experiência vivida ao longo de sua vida. Segundo Flávio Souza, o Mentor é uma pessoa sênior com grande experiência profissional no campo de trabalho que orienta uma pessoa júnior ou menos experiente. Geralmente tem a experiência e as respostas para seu mentorado.Mentoring é quando um colega com mais conhecimento e sabedoria, dá conselhos e funciona como modelo. O mentoring envolve uma ampla gama de discussões que podem não estar limitada apenas ao contexto do trabalho. Um mentor é um “padrinho” com grande experiência profissional no campo de trabalho do cliente. No Coaching e Mentoring ajudamos as pessoas a ativar mais suas potencialidades internas, bem como a obterem suas próprias respostas. Para poder fazer isto, é necessário, antes de tudo, aceitamos que cada pessoa carrega dentro de si uma imensa sabedoria, uma herança universal capaz de dar todas as respostas e superar as suas dificuldades. Tanto o mentoring como o coaching estão relacionados, principalmente, com realizações no presente para o futuro. CONCLUSÃO A sociedade no qual estamos inseridos, as capacitações humanas e empresariais vivem em constantes transformações, na busca incessante de inovar, através da criatividade e da evolução tecnológica que compartilhamos. Na busca pela ferramenta de treinamento de melhores resultados sejam eles, de produtividade, relação inter pessoal e da qualidade. Com a competitividade das organizações no mundo globalizado, os administradores, gerentes e empreendedores de visão, estão a cada dia inovando suas tendências e atributos, com o interesse de alcançar o seu nível máximo de qualidade de vida no trabalho para seus clientes internos e, conseqüentemente na satisfação dos seus clientes externos, através de um excelente planejamento de conduta, traçando seus objetivos alcançáveis e resultando dessa forma em uma organização com um clima organizacional agradável. Além de gerar dentro da organização, colaboradores comprometidos que desenvolvam o espírito de liderança, autonomia e poder de decisão. Esse processo de Coaching e Mentoring, dar-se com o interesse de criar um plano de carreira profissional do colaborador, através do seu desempenho e atuação nos processos destinados, oportunizando seu crescimento dentro da organização, gerando a sua motivação pessoal e profissional. Esse seria a idealização de um gestor, por uma organização de mudanças eficazes e eficientes, pela capacidade de valorizar seu capital humano, permitindo a expressão dos seus desejos, agregado aos seus conhecimentos, habilidades e atitudes. O Coaching e o Mentoring atuam de forma significativa para o desenvolvimento e treinamento de qualquer organização que vise a sua preservação no mercado capitalista, com uma concorrência acirrada e desleal. REFERÊNCIAS SOUZA, Flávio. Coaching e Mentoring. Disponível em: http://www.administradores.com.br/comunidades/e-lideres/34/forum/qual-a-diferenca-entre-coach-e-mentor/4690/. Acesso em: 5 set. 2011. BOOG, Gustavo G. Manual de Treinamento e Desenvolvimento. – São Paulo: Pearson Makron Books, 2001. BUENO, Silveira. Minidicionário: inglês-português. – São Paulo: FTD, 2000.