[PADRÃO DE PLANO DE NEGÓCIOS] RESUMO Qualquer negócio começa com uma idéia. Independentemente de qual seja a idéia, um plano de negócios bem concebido é o que ajuda a transformar essa idéia em realidade. É uma concepção errônea pensar que os planos de negócios são feitos com a única finalidade de obter financiamento. Na verdade, a razão mais importante para se fazer um plano de negócios é criar uma ferramenta administrativa essencial para ser usada tanto no presente quanto no futuro. UM PLANO DE NEGÓCIOS É… * Um documento escrito que descreve e analisa minuciosamente um negócio em particular. Ele fornece informações detalhadas e completas sobre planos de negócios de curtos e longos prazos. * Uma série de informações que transmite aos potenciais investidores conhecimento aprofundado do negócio. Dessa forma, os investidores serão capazes de entender os pontos fortes e fracos do negócio, identificando o seu potencial atual. POR QUE CRIAR UM PLANO DE NEGÓCIOS? UM PLANO DE NEGÓCIOS COMPLETO DEVE: * Ajuda a gerência a obter várias fontes de financiamento; * Identificar os pontos fortes e fracos do negócio; * Apresentar detalhes corretos sobre a companhia; * Discutir os aspectos financeiros envolvidos no início ou na expansão do negócio; * Orientar a gerência a seguir os passos adequados para desenvolver e sintonizar um negócio; * Definir metas de curto e longo prazos e objetivos claros; * Fornecer respostas a qualquer potencial investidor; * Fornecer informações para os prováveis investidores determinarem se a empresa representa o investimento correto para eles; * Fornecer um cronograma de fatos e índices financeiros com os quais a empresa possa comparar seus resultados reais; * Manter o foco do negócio; * Aumentar as possibilidades de sucesso. * As possibilidades de conseguir financiamento dependem da exatidão e da abrangência do plano de negócios. PONTOS A SEREM CONSIDERADOS NO PLANO DE NEGÓCIOS RESUMO As quatro questões básicas para guiar o desenvolvimento do plano de negócios. 1. Quais são os pontos fortes e os pontos fracos da empresa? 2. Qual é o conceito geral do negócio? Setores manufatureiros, varejistas ou de serviço? 3. Qual é a situação atual? Desenvolva um panorama da operação do negócio com foco no ambiente competitivo. 4. Qual é a situação financeira atual? – Produtos e / ou serviços: o que o negócio oferece ao cliente no mercado? – Análise das operações: Como funciona a infra-estrutura da empresa? OPERAÇÕES DE MARKETING E DE VENDAS Como o negócio vai criar a necessidade pelo produto / serviço? DESENVOLVIMENTO DO ASPECTO FINANCEIRO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS Faz a projeção do desempenho do negócio no futuro. Leia o restante aqui: EXPRESSO