Sabemos que um dos maiores desafios empresariais consiste em: reduzir custos e aumantar o lucro. Pois bem, encontrei um empresário com um pensamento totalmente contraditório. Estávamos conversando sobre o surgimento de um novo concorrente que estava investindo pesado em marketing, então perguntei ao tal empresário o que ele estava fazendo para concorrer com a nova loja. Sinceramente, demorei a acreditar no que ele falou. Para começar ele disse que não tinha investido em propaganda e nenhum outro tipo de divulgação porque estava reduzindo gastos e como já tem seus clientes certos acreditava que não se fazia necessário tal esforço. Depois me falou que tinha reduzido em 50% sua margem de lucro aplicada aos produtos vendidos e também estava dando o prazo máximo de parcelamento aos clientes. Com isso ele estava certo que venderia mais e não correria riscos de perder para o concorrente. Não podemos negar, o preço estava baixo, o prazo muito legal. Bom para o consumidor que desembolsa menos, mas o tal empresário agiu no momento de “desespero”, ignorou o valor de manutenção do estabelecimento, as reservas e investimentos necessários a serem feitos. Dois meses depois voltei a procurá-lo pra saber como andavam os negócios, como já era de se esperar: As vendas caíram A inadimplência aumentou Alguns clientes insatisfeitos com o atendimento estavam procurando a concorrência E estava faltando dinheiro para qualquer investimento O que aconteceu foi que o empresário acreditando que a única coisa que atrai o consumidor é preço baixo, deixou de investir em marketing, atendimento e não buscou um diferencial em relação à concorrência e acabou perdendo clientes para a outra empresa. Tem que ser levado em consideração que não é só o preço baixo e prazo que atrai o consumidor, as pessoas buscam bom atendimento, serviço e produto de qualidade, e nenhuma estratégia pode ser generalizada. Existem diferentes tipos de consumidores, cada grupo com uma prioridade diferente. Então, antes de tomar qualquer atitude se faz necessário realizar um estudo de mercado, conhecer as necessidades dos seus clientes, os concorrentes e buscar oportunidades de investimento. Queimar preço não significa que você sairá na frente. O sucesso está para aqueles que pensam, observam e conhecem o mercado em que estão inseridos e a partir disso traçam estratégias coerentes.