O comportamento organizacional é um campo de estudo das ciências sociais que se apoia em disciplinas como a sociologia, psicologia, antropologia e ciências políticas e busca investigar e compreender a relação indivíduo, grupo e estrutura, bem como os impactos que estes elementos têm sobre o comportamento dentro do ambiente das organizações. O principal foco destes estudos é a busca pelo aumento da eficácia nas empresas. Através do estudo sistemático do comportamento organizacional é possível aumentar a previsibilidade do comportamento do indivíduo, que seriam feitas normalmente de modo intuitivo. Neste processo é importante considerar que as pessoas se diferem umas das outras e por isto a análise do comportamento deve considerar variáveis situacionais que influenciam na relação do indivíduo com o grupo e estrutura a que está inserido. Até a década de 80 pouco se explorava em relação ao tema e o estudo nas organizações fundamentava-se basicamente de aspectos técnicos. A partir deste período é que se passou a considerar que o ambiente de trabalho influencia na relação do empregado com a organização, impactando na produtividade e até mesmo na retenção de talentos. Compreender e considerar que cada organização é única e possui características que as diferenciam das outras justamente pelas relações que são construídas e compartilhadas dentro delas pode ser um fator de sucesso para os executivos obterem maior eficácia e desenvolver práticas de retenção de profissionais de alto desempenho. A partir da consolidação desta concepção, o papel do gestor passa a ter outro foco e ele precisa dedicar-se mais aos temas relacionados a gestão de pessoas em detrimento àqueles mais técnicos. A forma como o gestor desenvolve o processo de comunicação com seus funcionários, trabalha a gestão de conflitos, gerencia expectativas e a motivação individual e do grupo cria um ambiente favorável a melhoria de performance. Enquanto gestor de equipe, dia a dia preciso considerar estas relações na forma de abordar minha equipe em uma situação de cobrança por melhores resultados ou até mesmo na celebração de conquistas do grupo. Saber se o momento e o ambiente são adequados para realizar um feedback, por exemplo, podem ser o fator de sucesso ou fracasso quando o objetivo é buscar uma mudança de comportamento apresentada por um funcionário. Outro desafio nesta gestão é entender o quanto o ambiente é formal ou informal para que minha abordagem esteja adequada e as pessoas se sintam valorizadas e confiantes para dialogar e expor suas ideias. Ao criar este ambiente, tenho a possibilidade de extrair o melhor da capacidade das pessoas seja para o próprio desenvolvimento delas, seja para o aumento da eficácia da empresa na qual trabalho. Fonte: Comportamento Organizacional Kleber Gonçalves de Sousa* http://www.webartigos.com/artigos/comportamento-organizacional/47042/