O Comitê de Implantação é formado por pessoas escolhidas pelo gestor e/ou sugerida pelas lideranças. Normalmente é um comitê interdepartamental, mas que não obrigatoriamente deve ter pessoas de todos os departamentos. A média de participantes do comitê varia entre 6 e 12. Não há uma regra específica para a seleção dos componentes do comitê, uma vez que o nível hierárquico não tem uma vinculação prática com os resultados. Há casos em que o comitê é composto pela alta gerência, mas que estes não têm perfil nem motivação para se aprofundar nos mecanismos promocionais do 5S. As atividades básicas do comitê de 5S, detalhadas no item 2.4, podem se agrupadas em: Atividades de Promoção: São aquelas relacionadas à motivação contínua da prática do 5S. Exemplo: Desenvolvimento dos treinamentos – Conteúdo e formato dos diversos treinamentos; Agenda de treinamentos – Datas, locais e instrutores; Coordenação das auditorias – Escala dos auditores; Divulgação de Registros e Resultados – De acordo com as auditorias; Criação de Faixas e Cartazes – Divulgação de eventos e marketing do 5S; Programação de Lançamento – Eventos a serem realizados em função do lançamento do 5S; Realização de eventos internos e externos – Previsão e execução de eventos periódicos relacionados ao 5S; Programação de visitas – Contatos com outras organizações e providência de infra-estrutura para a realização de visitas; Realização de evento de premiações – Programa e execução do evento; Promoção de concursos – Estímulo e monitoramento das participações; Agenda de reuniões – Programar e coordenar a reunião do comitê; Estímulo às reuniões relâmpagos – Incentivo para as lideranças realizarem reuniões informais e freqüentes com a sua equipe no próprio local de trabalho; Estímulo às visitas periódicas pela alta direção, com foco em 5S, em áreas de sua liderança (“plant-tour”); Instituição de áreas modelos – Promover e divulgar os itens modelos, etc. Fonte: www.foconaiso.com.br