As pesquisas de mercado dão auxílio às empresas para que as mesmas tomem decisões assertivas ou com o mínimo de risco possível. Caso a empresa pretenda lançar algum produto novo em seu portfólio e deseja saber o impacto que isso causará em seu público-alvo, é de extrema importância que se realize uma pesquisa de mercado para verificar e entender o desejo real de seu cliente. Mesmo utilizando esta pesquisa não se pode dizer que o produto será um sucesso de vendas, isso só acontecera após o produto estar inserido no mercado e “brigando” com os concorrentes. Mas, quais os tipos de pesquisa de mercado se pode usar para obter estes resultados: Pesquisa Qualitativa: São exploratórias, ou seja, são as pesquisas que estimulam o entrevistado a pensar de maneira livre sobre determinado objeto, conceito ou tema. Utiliza-se quando é desejado alcançar percepções ou entendimento sobre a questão, desta forma, abre-se espaço para a interpretação. Pesquisa Quantitativa: São pesquisas que utilizam questionários. Deseja-se coletar opiniões e atitudes concretas dos entrevistados. Com este tipo de entrevista os resultados são mais eficazes e menos passível de erro de interpretação. Referência: Disponível em: http://www.ibope.com.br/calandraWeb/BDarquivos/sobre_pesquisas/tipos_pesquisa.html