E-procurement como ferramenta importante na redução de custos. Com a globalização da economia, as empresas vivem em um clima de competitividade cada vez mais acirrado, onde buscam incorporar em suas transações operacionais e financeiras, ferramentas e recursos tecnológicos voltados a reduzir custos, e auxiliar os gestores no processo de tomada de decisão. Dentre as ferramentas eletrônicas disponíveis, destaca-se o E-Procurement, também chamado de B2B ou business to business é o nome dado para a relação comercial estabelecida entre as empresas e funciona de forma semelhante ao e-commerce (B2C – business to consumer). Segundo (SAVIOLLLA ), o E-Procurement representa uma parte vital da gestão da cadeia de distribuição tendo em vista que a compra de suprimentos e matérias primas pode se tornar uma “pedra no sapato” para empresas que trabalham com manufatura. Sem um fluxo regular e confiável de matéria-prima o processo produtivo pode entrar em colapso com atraso na produção e entrega, devolução de mercadorias, entre outras dificuldades. Este é um termo usado para classificar o uso de meios eletrônicos em todas as etapas do processo de compra, ou seja, desde que o cliente faz a solicitação do produto até a hora em que realiza o pagamento desta compra. Para os compradores, é uma forma de gerenciar seus gastos e ganhar tempo na operação de compra, se comparado aos sistemas de cotações convencionais. Cotações por fax ou e-mail são desgastantes porque o cliente tem que digitar todos os preços recebidos em seus orçamentos. É por esse motivo que muitas empresas já adotaram o sistema de cotação eletrônica como a principal ferramenta de cotação. Dessa forma, é necessário a certeza de que o e-procurement de uma empresa seja o mais eficiente e confiável possível. Também nas situações nas quais as ordens de compras não estão sendo realizadas no tempo adequado e as datas de envio e entrega não seguem os padrões de eficiência aceitáveis, o e-procurement pode ser uma ferramenta fundamental para o aprimoramento da logística na empresa. Diferentes tipos de e-Procurement Web-based ERP (Entrerprise Resource Planning). Soluções ERP de empresas tais como SAP, AG, ORACLE, entre outras, elaboradas para aperfeiçoar o planejamento de recursos de uma empresa. Em termos de processo de manufatura, elas podem gerar o agendamento de compras visando um ciclo ideal de produção; e-Sourcing. Trata-se do uso da Internet para a identificação de novos fornecedores. Também conhecido como leilão reverso, o e-sourcing é o método pelo qual as empresas podem utilizar o seu processo de compra online com o objetivo de contatar um número maior de fornecedores do que seria possível no canal tradicional. O maior benefício do e-sourcing é a competição entre os fornecedores que dão lances acompanhados do detalhamento do serviço que se comprometem a executar. Aos compradores cabe a tarefa de selecionar a melhor oferta. e-Informing. O e-Procurement pode ser utilizado para a simples missão de trocar informações de compras entre vendedores e compradores. O uso da tecnologia da Internet, como o email, em substituição aos tradicionais métodos de comunicação pode facilitar imensamente o processo de montagem de um banco de dados de fornecedores. . E-Procurement, tem alguma vantagem? São muitas as vantagens, como: Redução de custos, agilidade nas compras, ganhos financeiros, segurança e muito mais. Algumas informações destas vantagens: a) Redução de custos – Imagine enviar um orçamento, por telefone, ou fax e calcule o valor das ligações no final do mês. Digamos que esteja enviando suas cotações por e-mail, que já seria uma vantagem, mas para elaborar uma planilha teria imprimir as cotações. Agora faça um cálculo do papel e da impressão. b) Agilidade nas compras – Este é mais simples, é só que o tempo que o comprador perderia digitando os valores das cotações no sistema, quem fez isso foi o próprio vendedor, lá no fornecedor. c) Ganhos financeiros – É absolutamente concreto, que aumentará os ganhos financeiros, pois o fornecedor se esforçará, para cotar o menor preço e desativa o vício de ligar depois para negociar, ou chorar as migalhas, para obter o preço do concorrente. d) Segurança – É evidente a desconfiança no setor de compras, pelas ações de maus profissionais que se infiltram em algumas empresas. E no Brasil, que tem a fama do “jeitinho” um sistema eletrônico seguro, inibe esse tipo de profissional praticar atos indevidos durante o processo de compra. Com o mercado global cada vez mais exigente, onde as mudanças são cada vez mais rápidas, é necessário à implementação de sistemas modernos e tecnológicos, que irão contribui para a redução de custos e aumento da produtividade dos colaboradores. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ____________O que é E-procurement e Como Funciona. s/d. Disponível em: <http://www.guiadecompra.com/guia/e-procurement. php> .Acesso em: 03 ago. 2011. SAVIOLLI, Adolfo Reis. O que é e-pArocurement. s/d. Disponível em: <http://www.ecommerce.org.br/artigos/e-procurement.php>. Acesso em: 03 ago. 2011.