O Marketing é uma ferramenta imprescindível em todas as áreas de uma organização melhorando consideravelmente os produtos e serviços oferecidos. Mas o que é Marketing de Biblioteca? Segundo a Wikipédia, o Marketing de bibliotecas é a melhor forma de promover os serviços e produtos que uma biblioteca pode oferecer. É também uma ferramenta que valoriza seus produtos e serviços à medida que supram os desejos e necessidades de seu usuário com a maior qualidade possível. Para Silva (2008, p. 4) “[…] a informação como recurso e o marketing com ferramenta na gestão de serviços de informação, estão relacionados ao interesse e necessidade de relacionamento com a comunidade, na capacidade de informar, na segmentação do mercado e na apresentação dos produtos e serviços.” As bibliotecas para satisfazerem seus usuários utilizam a ferramenta do marketing com o objetivo de identificar, satisfazer e antecipar as necessidades dos usuários (reais e potenciais), verificando quais os produtos e serviços a mesma pode disponibilizar para agradar a todos, mas para conquistar êxito nesse plano de marketing é preciso primeiramente identificar as necessidades e depois criar produtos/serviços para atender essas necessidades que estão presentes nos diversos usuários. E como identificar essas necessidades? Fazendo pesquisa de levantamento do nível de satisfação dos usuários da biblioteca, sendo assim iremos obter Feedback para identificar a percepção dos usuários com relação ao nível de excelência dos serviços e produtos oferecidos pela biblioteca, visando principalmente a satisfação e os laços de interatividade entre as partes: o usuário e a biblioteca tendo como mediador o Bibliotecário. Para Teixeira e Farias Filho (2008), para se obter qualidade nos serviços prestados, o caminho mais adequado é identificar junto ao cliente como atender às suas demandas, às expectativas para lhe proporcionar satisfação. Sendo assim, quem define a qualidade do serviço é o próprio cliente. Além do levantamento de pesquisa do nível de satisfação dos usuários, é fundamental conhecer a biblioteca como um todo, fazendo avaliação do ambiente interno (forças e fraquezas) e o externo (oportunidades e ameaças). Só assim teremos respaldo na aplicabilidade de um excelente planejamento de Marketing delineado para o ambiente da biblioteca. (GOIS, 2011) “O bom atendimento é o elemento mais importante para promover o alto conceito da biblioteca. Para aumentar a produtividade de uma biblioteca deve-se incrementar qualitativa e quantitativamente os serviços prestados por ela.” (Prado, 1992, p. 6). Os usuários satisfeitos são a melhor propaganda, pois promove serviços e as próprias bibliotecas tanto no ambiente externo como no interno, pois motivando a equipe de colaboradores fazendo com que todos conheçam os processos e as tecnologias, conseqüentemente eles irão repassar toda essa motivação para os usuários, isso resultar na maior satisfação no atendimento na biblioteca. Segundo AMARAL (2009), é preciso conhecer melhor os usuários como consumidores de informação para poder atendê-los, satisfatoriamente, afinal, é por causa deles e para eles que a biblioteca existe. É em função deles que sobrevive. Conhecê-los, envolvê-los e atendê-los bem, só poderá contribuir para o reconhecimento da instituição biblioteca e do bibliotecário como o profissional da informação. Tudo que há dentro de uma biblioteca pode ser enquadrado em estratégias de marketing, utilizando um composto mercadológico voltado para tudo o que a biblioteca oferece aos seus usuários, mas vai muito além dos serviços prestados, é relevante agregar valor, explorar todas as oportunidades existentes na biblioteca e depois fazer a divulgação dos serviços de informação oferecidos, atingindo ou superando as expectativas desses clientes cada vez mais exigentes. ( Silma Gois, 2011 – Leiam também outro texto sobre Bibliotecário e o Marketing de Biblioteca. http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/bibliotecario-e-o-marketing-de-biblioteca/53597/ ) REFERÊNCIASAMARAL, Sueli Angélica. Marketing e Gerência de Biblioteca. Disponível em: http://dci2.ccsa.ufpb.br:8080/jspui/bitstream/123456789/223/1/Marketing%20e%20ger%C3%AAncia%20de%20biblioteca.pdf. Acessado em 25.03.11 BIBLIOTECA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_em_bibliotecas. Acessado em: 28.08.11 GOIS, Silma, 2011. Bibliotecário e o Marketing de Biblioteca. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/bibliotecario-e-o-marketing-de-biblioteca/53597/ Acessado em: 28.08.11 GOIS, Silma, 2011. Marketing Pessoal: sua Marca ficará no coração das pessoas!. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/marketing-pessoal-sua-marca-ficara-no-coracao-das-pessoas-silma-gois/53456/ Acessado em: 14.08.11 PRADO, Helena de Almeida. Organização e administração de bibliotecas. 2. ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 1992. 209 p. SILVA, M. C. S. Marketing em bibliotecas universitárias. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 15. 2008. Anais… São Paulo: CRUESP. Disponível: http://www.sbu.unicamp.br/snbu2008/anais/site/pdfs/2640.pdf. Acesso em: 28.08.11 TEXEIRA, Maria Emilia Peluso e FARIAS FILHO, José Rodrigues. Avaliação dos Serviços de Bibliotecas: Estudo de Caso UFF. Disponível: http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg4/anais/T7_0019_0446.pdf. Acessado em: 29.08.11