O advento da internet trouxe diversas vantagens para a sociedade como um todo. A princípio, quando eram poucos aqueles que tinham acesso a esta nova tecnologia de informação, não imaginava-se que a mesma se tornaria tão popular. Mas tornou-se e a partir daí os mercadólogos se viram diante de uma nova ferramenta de divulgação de informações, uma 'nova forma de se trabalhar o marketing'. Tratava-se do Marketing on-line, até então visualizado como um sucessor do Marketing Convencional. Porém, para início de conversa vamos tentar conceituar cada um dos termos supracitados para então compreender melhor suas semelhanças e distinções. Recorrendo a diversas definições existentes, em termos técnicos, podemos classificar o Marketing convencional como um conjunto de processos desenvolvidos dentro de uma organização tendo em vista o aprimoramento, lançamento e sustentação do produto ou serviço oferecido no mercado em que atua. Pode também ser considerado um processo entre empresa e sociedade onde ambas trocam informações a fim de terem suas necessidades atendidas. É no Marketing também que se trabalha o relacionamento com os consumidores visando a fidelização destes. É uma maneira de a empresa promover seus produtos e/ou serviços ao público-alvo e conseqüentemente, estes últimos o consumirem, num sistema 'ganha-ganha'. No caso do Marketing On-line, a conceituação não é tão distinta do Marketing Convencional, sendo que neste caso as ações realizadas pelo Marketing Convencional são adaptadas para um ambiente eletrônico. Vê-se, portanto, que o Marketing On-line não surge como um sucessor do Marketing Convencional; a web é uma ferramenta a mais de comunicação entre consumidor e empresa. No entanto, no Marketing On-line a dinâmica é muito mais intensa de forma que as ações planejadas para este novo 'ambiente' devem ser modificadas com maior freqüência e agilidade. Da mesma forma, no Marketing On-line a análise da concorrência não é feita de igual maneira do Marketing Convencional, onde se há a necessidade de detalhar cada concorrente potencial, pois, consideremos que a maioria das empresas já possui um site e o que realmente é relevante é o conteúdo de valor que você vai oferecer ao seu público-alvo. Mas porque isso? Porque devemos levar em conta que um dos principais motivos para o uso da internet é a busca de informações. Sendo assim, se trabalharmos com informações de valor, teremos maior número de acesso ao site. Falando em número de acessos, para que a utilização do Marketing on-line seja promissora é necessário que os mercadólogos considerem em suas ações o que alguns autores denominam de Presença de Internet, que é quando a empresa consegue reter a atenção do público-alvo. Torna-se então um círculo: para 'chamar a atenção' e conseguir a Presença de internet é necessário fornecer informações de valor aos internautas aumentando assim o número de acessos e atingindo a prospects, suspects e atuais clientes. O poder do Correio Eletrônico O correio eletrônico é uma das mais poderosas ferramentas do marketing on-line e esta é uma verdade que permanece. Por mais que existam os spamfóbicos – denominação criada agora para definir aqueles que não gostam de spam – ainda assim, nos pegamos abrindo e-mails que sabemos que são promocionais e muitas vezes relevamos as informações recebidas seja pelo ato da compra de algum item ofertado, seja pelo comparecimento ao evento citado no spam, etc. A diferença agora é que as empresas que utilizam-se do marketing on-line descobriram um meio menos ofensivo de atingir os internautas e desenvolveram os chamados newsletters, que podem ser aceitos ou não pelo destinatário, deixando a sensação de não invasão de privacidade, pois a qualquer momento você pode optar por não receber mais. Entretanto, é sabido que o principal motivo de acesso à internet, ainda hoje, é o da obtenção de informações e, poder recebê-las sem precisar 'procurá-las' é mais cômodo. A partir do momento que a empresa reconhece a importância do marketing on-line, suas chances de se tornarem mais conhecidas e reter mais clientes são maiores. Contudo, é imperativo que sua página eletrônica, ou site, seja bem estruturada. Mas isso é tema para a semana que vem. Boa semana a todos.