Autoras MARIELLY CAROLINE DA SILVANADIESCA SABRINE NOVACKSILVANA FUZI Orientado por Professora Jaqueline Aparecida Daronch Glesse Senac Pr MARKETING PESSOAL Quando ouvimos a palavra marketing logo lembramos de propaganda de produtos, mas existe o marketing pessoal que exige ferramentas básicas exibindo o perfil do profissional. Analisando a aparência, postura e conteúdo conseguimos identificar o agir diário e sobre tudo o comportamento e atitudes para a conquista da vitória desejada. Caráter e reputação é o principal quesito para um profissional de boa índole, percebesse que cada vez mais as empresas tem a preocupação com o a escolha do colaborador para o sucesso da organização. Conforme Philip Kotler, define marketing pessoal como uma disciplina que utiliza os conceitos e instrumentos do marketing em benefício da carreira e da vida das pessoas, sobretudo valoriza o ser humano em todos os seus atributos e características. O profissional que queira desenvolver o marketing pessoal deverá definir seus objetivos a médio e longo prazo; pesquisar acerca das pessoas que já tenham realizado objetivos próximos ou idênticos aos seus e estudá-las de forma a entender os parâmetros utilizados na trajetória da realização desses objetivos em comum com êxito (BARBOSA, 2016). IMPORTÂNCIA Ao apresentar sua imagem pessoal, o indivíduo tem a oportunidade de valorizar sua imagem, seu fator principal é a comunicação pois é através dela que você pode demonstrar seu potencial através de um bom diálogo e de um bom discurso, utilizando o português de maneira clara e objetiva. É muito importante focar suas habilidades e dificuldades de maneira verdadeira, ou seja ser coerente com as informações passadas a seu respeito. A comunicação é um processo de interação e troca de informações, de transmissão de ideias e sentimentos por meio de palavras ou símbolos que veiculam uma mensagem, ideia ou sinal. O objetivo é a compreensão e a interpretação da mensagem por parte de quem a recebe, embora nem sempre as pessoas entendam. (KNAPIK, 2008, p. 79). OBJETIVODivulgar seus serviços.Definir seus projetos e objetivos.Detalha o que deseja atingir em sua vida profissional.Desejo ou metas para o futuro.Ser relacionado a um profissional.Passar credibilidade.O autor Bordin (2013) enumera etapas para valorizar a imagem pessoal e profissional, para orientar sobre o que fazer, como fazer, além do que não fazer para que os objetivos possam ser alcançados, transformando as oportunidades em conquistas, fazendo com que o trabalho seja uma fonte de prazer e satisfação. CUIDADOSSeja pontual ao ser selecionado para uma entrevista.Esteja de bem com sua saúde mental, física e emocional. O maior patrimônio do ser humano é boa saúde física, mental e emocional. Estes três são considerados como pré-requisito indispensável para qualquer objetivo almejado (BORDIN, 2013). Cuidado com as redes sociais, atualmente, essa ferramenta tem sido muito utilizada para conhecer o perfil de cada candidato sobre, publicações de política, religião, esportes e difamações. É necessário tomar cuidado com determinadas atitudes e comportamentos que podem afetar e até mesmo decretar o fim da carreira, por exemplo, não minta, não discuta, não seja preconceituoso etc. (BORDIN, 2013). CONCLUSÃO Para concluir, marketing pessoal é a exposição da imagem pessoal clara e objetiva, em que o candidato tem a oportunidade de demonstrar seus conhecimentos, habilidades e os desejos na área profissional, com o intuito de promover a imagem e o crescimento do candidato(a), um conjunto de ideias que incorporam o currículo do profissional. REFERÊNCIAS BORDIN FILHO, Sady Maria. Marketing Pessoal: Dez etapas para o sucesso! 1. Ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2013.Disponível em: http://www.enangrad.org.br/pdf/2017_ENANGRAD165.pdf Acesso em: 15/03/2018.Disponível em: < https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_30_1401827512.pdf> Acesso 15/03/2018.Disponível em: <https://novaescolademarketing.com.br/marketing/marketing-pessoal/> Acesso 15/03/2018.Disponível em: <https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/marketingpessoalumapoderosaferramentaparaserumprofissionaldesucesso.pdf> Acesso: 20/03/2018.