1 MERCHANDISING Para obter o sucesso desejado de uma marca é preciso ter conhecimentos sobre Merchandising, pois conhecendo bem o produto, é mais fácil influenciar os consumidores na hora da escolha de um produto de marca. Já sabemos que uma marca não nasce, mas sim é planejada, desenvolvida e construída com o tempo, e esse é o grande desafio do Marketing é criar grandes marcas que sejam fortes que vão ao encontro das necessidades e desejos dos nossos consumidores. (Gois,2011) Muito já se ouviu sobre Merchandising, sendo conjunto de ações de marketing, propaganda, quando um produto aparece. Existem vários conceitos sobre Merchandising, mas o que é Merchandising? Segundo Regina Blessa, Merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto-de-venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores. Pinheiro (2004, p. 78) enfatiza que “o merchandising como ferramenta de apoio a Marketing é fundamental para a obtenção e manutenção de ‘marketing share’ (participação de mercado) de uma marca no mercado”. Para Sant´Anna (2002, p. 23), “merchandising é Planejamento promocional do produto antes de ser lançado no mercado. É a preparação da mercadoria para torná-la adequada às necessidades do consumidor”. O merchandising tanto pode usar a propaganda (quando divulga ofertas na mídia) como a promoção de vendas (quando se utiliza de preços mais baixos ou Brindes) para a ampliação de sua estratégia. (Regina Blessa) No artigo anterior sobre A Força do Brinde: uma ferramenta do Marketing Promocional, falei sobre o poder dos brindes está na utilidade que o produto oferece ao cliente (consumidor) e também ao valor emocional que está diretamente ligado ao brinde especial. Vamos criar um exemplo: uma empresa S.Gois Bordados Computadorizados, que faz produtos personalizados como conjuntos de toalhas, lençóis, etc., oferece aos seus clientes um mimo de brinde (uma toalhinha de mão com a marca da empresa e para encantar mais, o brinde vem com o nome personalizado do cliente), esse é o ponto certo, pois o cliente em toda oportunidade que for utilizar aquele brinde que é a linda toalhinha de mão, seja na academia, no carro ou em casa, automaticamente irá lembrar de quem? Da sua marca, a da empresa de bordados computadorizados e além disso se sentirá valorizado porque o brinde foi feito especialmente para quem? Para o Cliente (consumidor). Silma Gois – Formada em Administração com Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas REFERÊNCIAS BLESSA, Regina. Merchandising no ponto-de-venda. 3 ed. – São Paulo: Atlas, 2005. BLESSA, Regina, Merchandising. Disponível em: http://www.blessa.com.br/ acessado em 17.04.11 GOIS, Silma 2011, Marketing pessoal: sua marca ficará no coração das pessoas! Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/marketing-pessoal-sua-marca-ficara-no-coracao-das-pessoas/53456/ PINHEIRO, Eduardo Perrone. Promoção de vendas e merchandising. 2 ed. – São Paulo: RG Editores, 2004. SANT´ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. – São Paulo: Pioneira Tomson Learning, 2002.