Natal é uma época em que as vendas aumentam muito. E o comércio eletrônico também sente o reflexo desse mercado aquecido. Neste ano, as vendas online devem atingir R$ 2,6 bilhões e, com isso, crescer 20% na comparação com 2010, segundo estimativas da e-bit, empresa especializada em informações do setor de e-commerce . Outra pesquisa que acaba de ser divulgada pela empresa Pitney Bowes reforça esse cenário ao apontar que a compra pela internet já é um hábito mundial. Os dados revelam que, no Brasil, 91% dos internautas fazem compras online. Com o comércio eletrônico a todo vapor, o mercado de moda passou a ocupar o 6º lugar no ranking de produtos que mais são vendidos no varejo online brasileiro. Há quatro anos, ela estava em 26º lugar. Para Gustavo Menna, proprietário da Brave Mensawear, marca de roupas masculinas criada em Campinas, o reflexo desse aumento vem sendo sentido no faturamento da empresa. Em apenas 1 ano e meio de existência, a Brave conseguiu crescer 100% comparado com o mesmo período do ano passado e ampliou a variedade de produtos. “Antes vendíamos só camisetas. Mas agora estamos expandindo e comercializando bermudas e pólos, tudo baseado em uma expectativa de crescimento dos mesmos 100% em 2012”, explica o empresário. Segundo Menna, considerando o potencial do mercado de moda e o fato do brasileiro estar se habituando cada vez mais à experiência de compra online, as lojas virtuais estão investindo em diferenciais. Por isso, ele e Leandro Menna, seu irmão e sócio, buscam novas maneiras de se relacionar com os clientes e garantir sua fidelidade. “Nós percebemos que o valor do frete e dificuldades na troca eram os fatores mais determinantes para o consumidor online. Então lançamos o Troca Fácil, um sistema em que quando uma troca é necessária, o Correio busca a peça na casa do consumidor e em menos de 2 dias ele recebe uma nova, tudo sem nenhum custo para o consumidor. Além disso, o valor do frete é baixo e não varia conforme a localidade”, afirma. Aproveitando a proximidade com o Natal, os sócios iniciaram as vendas pelas mídias sociais e estão lançando um novo site, com várias funcionalidades e também com geração de conteúdo relacionado ao universo masculino. “Temos um planejamento baseado em uma estratégia de marketing e usamos as diversas ferramentas que temos em mãos. Nós fomos uma das primeiras marcas de roupa masculina do Brasil a ter uma loja com todos os produtos e com todo processo de compra integrado com o Facebook. É mais um importante canal e um ponto de contato com os nossos consumidores”, explica Menna.