Há algum tempo, como resultado da era da informação e globalização tem se observado o aumento no numero de escritórios de advocacia, com isso tem se notado uma profunda transformação na prestação de serviços jurídicos. Antigamente era o cliente que procurava os serviços jurídicos, atualmente essa regra está mudando, onde os escritórios necessitam entregar confiança, conhecimento, atendimento de qualidade, presteza e empatia e, assim mesmo, o cliente escolhe criteriosamente quem vai cuidar de sua demanda. Conquistar cada cliente de acordo com a sua necessidade vai muito além do que entregar um serviço de qualidade ou um atendimento impecável, é preciso estar disposto a crescer junto com ele, mostrar que é comprometido com o sucesso de seu negócio, mais do que satisfazê-lo, é preciso encantá-lo, por que nada melhor do que ser indicado por outro cliente, o famoso boca a boca, o marketing mais barato e eficaz. O mundo mudou, o processo mudou, o cliente mudou, mas será que o nosso escritório está acompanhando esta mudança? Conhecemos o negócio do nosso cliente? Será que o nosso cliente está sendo bem atendido? Será que ele está satisfeito com nossos serviços? Nós transmitimos confiança? Realizamos um pronto atendimento? Estamos buscando antecipar as tendências? Oferecemos ou buscamos serviços exclusivos de acordo com a necessidade de cada cliente? Nosso preço agrega valor? Como está o nosso planejamento? Ficamos nos perguntando, mas será que estamos agindo em conformidade com nossos objetivos para honrar a nossa missão e a nossa visão, ou ainda, será que temos missão e visão? Não deixe esse “será” tomar conta do ambiente, comece a repensar as estratégias e tome atitudes que estejam alinhadas com a filosofia do escritório. Diante dessa demanda e para responder as perguntas acima, surge o marketing jurídico como aliado dos centros jurídicos, a fim de auxiliá-los no desenvolvimento de soluções estratégicas que atendem as necessidades dos clientes. A implementação do marketing jurídico é definido pelos oito “p” abaixo: 1) Processo – Entregar um serviço com rapidez e qualidade vem de processos internos eficazes que são oferecidos aos seus colaboradores, este necessita ser flexível e alinhado com as estratégias do escritório. Processos deficientes dificultam o bom desempenho do pessoal da linha de frente, resultam em baixa produtividade e aumentam a probabilidade de falhas nos serviços. Como Trabalhamos? 2) Prospecção – Prospectar novos clientes é fundamental para o crescimento e a rentabilidade do escritório, usar estratégias inovadoras de captação, bem como investir em novas mídias, como as redes sociais, faz parte deste novo cenário. Como captamos novos clientes? 3) Pronto-atendimento – Atender prontamente o cliente é mais do que atender com qualidade, é estar presente no dia a dia, é orientar para prevenir, é estudar o que o cliente vende, como ele trabalha, é entregar confiabilidade, presteza, garantia do serviço prestado e empatia na atenção individualizada. Como atendemos nosso cliente? 4) Produção Intelectual – Produzir conteúdo relevante é fundamental para criar relacionamentos com clientes ativos e possíveis clientes, escrever artigos, livros, ministrar palestras e cursos sobre a área de atuação traz confiança e credibilidade ao serviço prestado. 5) Promoção – A dúvida principal dos escritórios em realizar o marketing jurídico é justamente como promovê-lo sem ferir o código de ética. Ter um site na internet, estar presente nas redes sociais, promover o marketing social, escrever artigos, criar relacionamentos sólidos e duradouros com o cliente, promover congressos e ou eventos jurídicos. Como divulgamos nosso escritório? 6) Preço – O valor cobrado por cada serviço deve antes de tudo entregar valor, este deve ser justo de acordo com a solução apresentada, pois é o primeiro sinal de parceria entre o cliente e o escritório, momento da negociação entre as partes, o cliente deve enxergar no preço não um custo, mas sim um investimento. Qual é a nossa proposta de valor? 7) Pessoas – Recrutar, selecionar e reter pessoas é um desafio constante, ter pessoas comprometidas com a sua missão e visão vai muito mais além, pois é um exercício diário a ser praticado dentro dos escritórios, para isso é fundamental promover o endomarketing, valorizar o capital humano, promover uma politica agressiva de meritocracia, investir em treinamentos e reciclagens periodicamente. O colaborador deve ser visto como um cliente interno, com as mesmas percepções e necessidades do cliente externo. Como recrutamos, selecionamos e retemos nosso colaborador? 8) Produto – Os serviços oferecidos pelo escritório devem ser soluções viáveis e duradouras, o escritório precisa conhecer muito bem o que o cliente faz, para que assim consiga elaborar estratégias de serviços que vão de encontro com as suas necessidades, tratar cada cliente individualmente, oferecer serviços inovadores e estar em constante pesquisa no mercado em que atuam. Quais serviços nós oferecemos? É esta visão de “advogado-empresário”, proporcionada pelo marketing jurídico aliado à revisão da forma de agir internamente nos escritórios, que pode ser o diferencial entre atender um cliente e assessorar um cliente. Leonardo Moraes – Administrador de Empresas, Consultor Empresarial, Sócio do Escritório DMB ASSOCIADOS – Advocacia e Consultoria Empresarial