O mundo de hoje não é o mesmo de séculos atrás, a sociedade atual vive em um mundo diversificado e cada vez mais competitivo. As mudanças se tornaram rotineiras, na qual exigem constantemente adaptações, como é o caso da Administração de Pessoas, que se tornou um fator preponderante para o sucesso, ou mesmo a sobrevivência das organizações. As organizações são seres vivos e complexos, e por isso exigem um uso cada vez maior de recursos para o seu desenvolvimento. Antigamente as pessoas eram vistas como máquinas, já hoje elas são consideradas o capital humano dessa entidade. Este capital agrega valores para a organização por meio da aplicação das características humanas, como o conhecimento, o talento, as habilidades e as competências. Para tanto, faz-se necessário o melhor aproveitamento possível dessas características, utilizando-as com eficiência e eficácia. É neste contexto que nasce a Gestão de Pessoas, também chamada de Administração de Pessoas, que deve reter, atrair, motivar e principalmente desenvolver os colaboradores junto com a organização, é uma relação recíproca de troca de favores. Enquanto as pessoas procuram atingir seus objetivos pessoais e individuais por meio da organização, a mesma utiliza-se desse fator para produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, em suma atingir seus objetivos. A complexa relação entre pessoas e organização depende do clima organizacional. Se o clima for motivacional, há impactos positivos, caso contrário só provocará a insatisfação dos colaboradores e perda de potencial da organização. A gestão de pessoas utiliza como líder o gestor de recursos humanos, eles devem ser agentes de mudanças, valorizando o conhecimento para um aprendizado contínuo. A ARH deve fazer com que a organização seja cada vez melhor, de forma a buscar a valorização das pessoas que nela trabalham, pois é nela que elas aplicarão seu conhecimento, contribuindo para o sucesso organizacional. Os gestores devem ser líderes responsáveis e fazer o bom uso das ferramentas e métodos que a Administração de Pessoas os proporciona. Os colaboradores devem ser tradados como parceiros das organizações. Segundo Chiavenato (2010) a Administração dos Recursos Humanos deve ser capaz de agregar, recompensar, manter, aplicar, monitorar, e desenvolver as pessoas como indivíduo e parte integrante da organização. Mas para isso deve se ter em mente, que ela é uma responsabilidade de linha e uma função de staff, requerendo assim o compartilhamento de conhecimento entre especialistas em recursos humanos e os gerentes de linha.