Você se esforçou muito, batalhou por uma vaga, mostrou ser capaz na entrevista e foi chamado para o trabalho, e agora? Como se comportar no primeiro dia na empresa? Muito se fala sobre isso, o que deve ser feito, como agir e outras coisas mais, mas isso é uma questão de cada um, tem gente mais extrovertida, tem gente tímida e por aí vai. Mesmo assim algumas dicas são importantes e você deve ter atenção à elas e se esforçar para não fazer muito diferente: Passar bem o dia anterior: Coma bem e evite estresses, relaxe, aproveite seu último dia antes de começar o trabalho, resolva as tarefas pessoais pendentes, tenha uma boa noite de sono. Resumindo, tenha um dia saudável para na próxima manhã acordar com a bateria em nível total. Não se desesperar: O primeiro dia de trabalho é apenas mais um de muitos, talvez a timidez ou por não conhecer ninguém ainda dão aquele frio na barriga, mas acalme-se, é só um dia comum como outros. Se apresentar a quem se deve: Ao chegar à empresa se apresente para a recepcionista ou à pessoa que estiver responsável pela entrada de pessoas, diga o que você está fazendo ali e pergunte com quem deve falar (um superior). Evite conversar muito com as pessoas que não lhe instruirão ao trabalho antes do seu chefe. Conhecer o espaço físico: Procure perguntar tudo sobre onde estão os banheiros, saídas, entradas, área para lanche, para fumantes e tudo mais que se precisa para ficar craque em conhecer o espaço físico da empresa e montar um mapa dentro da cabeça, assim você não terá que se desgastar perguntando para os seus colegas de trabalho, já que o primeiro dia é sempre mais difícil de perder a timidez. Conhecer suas funções: Depois de conhecer onde fica sua sala e mesa procure saber o que realmente você vai fazer, é claro que no momento da sua seleção você já devia saber qual era a vaga a ser ocupada, mas busque se informar sobre o que pretendem com você. Preferir o silêncio: Não converse com todo mundo, não responda a todas as perguntas que te fizerem, tente se controlar se você for enérgico, afinal, sua impressão está sendo formada por que todos na sua volta. O silêncio é normal para todos no primeiro dia de trabalho e não permite julgamentos premeditados. Evitar certos tipos de perguntas: Se existe algo que ficou mal esclarecido na sua seleção, como salário, 13º, férias, etc., não deixe para perguntar isso no primeiro dia, espere um pouquinho mais, evite situações delicadas logo no primeiro dia de trabalho. (Apenas se for o caso de vale refeição ou vale transporte que você terá que usar logo no outro dia). Conheça as pessoas aos poucos: Não queira ir de mesa em mesa apertando a mão de cada um, não monte uma dossiê sobre você para entregar a todos e nem queira a história de vida de cada um na sua mesa, espere pelo momento do café ou na saída do trabalho para puxar assuntos e perguntar coisas como onde os colaboradores costumam almoçar, quanto tempo trabalham lá, etc., não vá perguntar logo o nome da esposa ou a raça do cachorro. Saiba escutar: Ouça com atenção tudo que lhe dizem e procure saber guardar as informações mais importantes e essenciais para o desenvolvimento de seu trabalho e sua permanência ali, não finja que está ligado na conversa apenas, seja atento de fato. Anote tudo: Tudo o que te dizem de importante, tudo o que te dão de tarefa, procure anotar tudo num caderno, bloco de papel ou bloco de notas do computador mesmo, não esqueça do que te falaram logo no primeiro dia. Cuidado com o happy hour: Sair tomar uma cervejinha depois do primeiro dia de trabalho para se integrar é bom, mas lembre-se que mesmo após o dia árduo na empresa os seus colegas de trabalho ainda estão te julgando, então se comporte e faça sua boa imagem, se preferir pode negar o convite (com jeito), isso não vai mudar nada. E se você for começar seu trabalho na liderança de pessoas? Além de seguir todas as dicas acima você também deve ter atenção em algumas questões: Conheça todos antes: estude o currículo de cada um, marque uma reunião anteriormente com seu superior e pergunte sobre o perfil de cada um, sem conhecê-las você não saberá liderá-las. Marque um horário para se apresentar: Se apresente a todos e diga os motivos que te escolheram para liderar e o que você espera de todos, busque não ser autoritário (até porque líderes não são), conquiste as pessoas. Mostre trabalho: Não fique parado dando a impressão de que você só está ali pra ganhar mais que os outros e ficar dando ordens, trabalhe, busque ajuda de todos, faça com que o grupo de colaboradores se tornem uma equipe. Fonte: www.colaborador.blogspot.com