O professor como mediador do saber científico e educativo Por Iderlan Soares do Nascimento Iderlan_1@hotmail.com No mundo contemporâneo, o papel do professor passa a ser cada vez mais importante e, por isso as pesquisas científicas tornam-se indispensáveis para ampliar o nível de conhecimento dos mesmos que são o mediador do ensino. Neste sentido, Rórig e Backer (2008) assinalam, que a educação está sofrendo inúmeras mudanças oriundas da reorganização econômica mundial. Os autores destacam, também que o professor é o principal responsável por mediar o saber científico e educativo. Destaca-se, entretanto, que a tecnologia passa a ser considerada uma ferramenta que contribui para o saber científico, considerando que a mesma facilita as pesquisas e, conseqüentemente, o aprendizado. Logo, a postura do professor e seu posicionamento frente à tecnologia são fundamentais quanto ao alcance da eficácia do processo de construção do conhecimento. No que tange ao avanço tecnológico, vale destacar que a Internet, por exemplo, é uma ferramenta que, apesar de muito acessada, ainda permeia sobre o problema da insegurança da fonte de informação, tendo em vista que qualquer pessoa pode publicar o que desejar, independentemente da verdade dos fatos. Daí a importância de se pesquisar através de outras fontes a informação obtida, principalmente o professor que levará tal informação aos alunos. Para Campos (2008, p.1) através da evolução tecnológica, a população passou a ter acesso às informações de forma muito fácil e rápida, mas as mesmas, muitas vezes, são retiradas exclusivamente de sites na internet, sem qualquer validação, comprometendo, por conseguinte, a qualidade da informação e conhecimento adquirido, como já foi abordado. Para tanto, concordo com o posicionamento de Campos (2008) sobre a questão da faltas de credibilidade das informações disponíveis em alguns sites na rede eletrônica. Oliveira (2008) citado por Moura (1998) sublinha que através do uso da Internet é possível trocar informações instantaneamente. Neste caso, esta nova ferramenta auxilia na aprendizagem do indivíduo, possibilitando a interação com os outros, ou seja, partilhando opiniões, sugestões, críticas, e visões alternativas, mas o pesquisador não deve se restringir à mesma devido à sua limitação e, principalmente, por que a fonte de informação não é totalmente segura, como já foi destacado. Deste modo, Rórig e Backer (2008) apontam que o papel do professor frente ao saber científico e educativo é desenvolver o processo de aprendizagem. Neste caso, tal aprendizagem somente será alcançada caso o professor se posicione como mediador. Contudo, destaca-se que a idéia de que o professor deve ir além da aprendizagem em sala de aula está se expandindo, pois os assuntos estudados em sala de aula já não são suficientes para se alcançar o conhecimento, por tanto, cada vez mais se amplia a importância das pesquisas no âmbito educacional. Neste sentido, ressalta-se que é competência, também, do professor buscar ampliar seu conhecimento através de pesquisas científicas para obter conhecimento e a partir daí levar aos alunos seus novos conhecimentos, contribuindo para diversas áreas de conhecimentos. O professor já não deve ficar apenas esperando investimento da Instituição de Ensino para realizar determinadas pesquisas, as mesmas podem partir do próprio ser humano. Assim, o papel do professor no processo educativo está atrelado às pesquisas científicas a fim de modificar sua prática pedagógica, utilizando meios tecnológicos como estratégia para alcançar o poder da informação. Segundo Rórig e Backer (2008), o professor deve ser um pesquisador, assumido, por conseguinte, o compromisso de ampliar a socialização do conhecimento. Acredita-se, entretanto, que não basta ser um pesquisador, pois nada disso adianta se não houver senso crítico. Logo, é fundamental a consciência crítica, o questionamento para a construção ou para a realização de intervenção alternativa. Rórig e Backer (2008), afirmam, ainda que, o professor é um mediador, ou seja, facilitador do processo de aprendizagem. O avanço tecnológico contribuiu para que as ferramentas eletrônicas se tornassem um instrumento capaz de desenvolver as práticas pedagógicas de ensino utilizadas a partir da tecnologia digital. Porém, observou-se que a função do professor está relacionada em fazer da tecnologia um instrumento capaz de realizar pesquisas e colocá-las em prática, pois existem falsos paradigmas com relação à tecnologia e ao seu uso, tanto na sua prática quanto na sua vida cotidiana. A medida em que o professor redimensionar a relação da tecnologia com a apropriação do seu conhecimento, será possível a reconstrução de um novo paradigma. De acordo com Campos (2008), todos os professores devem passar por reciclagens constantes através de cursos e treinamentos de capacitação pedagógica, com foco em metodologias, ética, desenvolvimento de materiais, dinâmicas, identificação do perfil dos alunos, dentre outros. Segundo Silva (2008), não basta ser um bom pesquisador, necessário se faz que seja, também, um bom transmissor de conhecimentos. Acredita-se, por tanto, que o professor deve além de realizar pesquisas, ser uma ponte para o alcance do conhecimento do aluno, através da transmissão de conhecimentos. Ainda acerca do papel do professor, Batista (2008) assinala que, no mundo contemporâneo, o mesmo não deve se limitar a assumir papéis de meros reprodutores dos saberes. Os mesmos devem ser capazes de entender a importância de assumir postura de especialistas do ensino e também de pesquisadores. O raciocínio de Batista (2008) tem sentido, pois o novo perfil do docente é o de facilitador, mediador do conhecimento, bem como construtor de novos conhecimentos. CONSIDERAÇÕES FINAIS Evidencia-se que o papel do professor no processo educativo atual está atrelado às pesquisas científicas a fim de modificar sua prática pedagógica, utilizando, por exemplo, meios estratégicos para alcançar a informação. Assim, é função do professor, no mundo contemporâneo, ser mediador do saber científico e educativo, realizando pesquisas científicas e aplicando no âmbito educacional. Em todos os artigos estudados e, diante minha compreensão sobre o tema proposto, é possível apontar que o professor é fator decisivo para a informação chegar ao aluno com credibilidade. Por tanto, o mesmo é considerado mediador do saber cientifico, devido às realizações de pesquisas educativas e por levar ao aluno às descobertas realizadas através de tais pesquisas. Fica evidenciado que o professor não deve se limitar a assumir papéis de meros reprodutores dos saberes. É papel do professor pesquisar e apontar, também a melhor forma de levar ao alunado, tais descobertas de modo que facilite a aprendizagem. REFERÊNCIAS CAMPOS, W.Treinamento docente gera o desenvolvimento discente. Disponível em:< http://www.artigonal.com>.Acesso em: 3 out. 2008. BATISTA, Valter Pedro. O professor pesquisador e a educação continuada. Disponível em: <http://www.artigonal.com>.Acesso em: 4 out 208. OLIVEIRA, N.L.S. As contribuições da Internet no desenvolvimento de projetos de iniciação científica no ensino fundamental. Disponível em:< http://www.artigonal.com>.Acesso em: 4 out. 2008. RÖRIG, C. BACKES, l. O professor e a tecnologia digital na sua prática educativa. Disponível em: <http://www.pgie.ufrgs.br>.Acesso em: 13 set. 2008. SILVIA, D. A. Papel do professor no processo ensino: aprendizagem face das continuas e rápidas mudanças advindas no decorrer do séc. XXI. Disponível em:< http://www.artigonal.com>. Acesso em: 3 out. 2008.