Que país é este? A todo momento vivemos o perfil consumista de nosso verdadeiro ser e até mesmo em nossas orações: – Senhor, preciso de um pouco disso, outro tanto daquilo … Por que será que isso acontece? Em minha percepção acanhada sobre este assunto cheguei a conclusão que a culpa é dos meus amigos do marketing, colegas de profissão. O nosso instinto é conduzido ao consumo cada vez maior e desenfreado, que tal comprar dois daqueles belissímos relógios para usar em um mesmo braço, ou ainda, três celulares para quem possui apenas dois ouvidos. Tudo isso acontece porque nós, profissionais de marketing, contribuimos para agradar e convencer o público consumidor com nossas técnicas “malvadas” de instigar o “olho gordo” (fazer com que o desejo leve ao consumo). Segundo Kotler, o marketing significa um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006). Pensando nesse conceito, considero o marketing como um processo de criação e influência nos desejos dos consumidores e atendimento as suas necessidades. Opa! Influenciar nos desejos, então isso é o que realmente fazem conosco, nos deixam de “olho gordo” em tudo o que imaginamos para que façamos a compra, mesmo daquilo que nunca iremos precisar. Como explicar esse consumo desenfreado não culpando os marketeiros? A única maneira que vejo para fazer isso é jogar a culpa no ambiente: – Aumento do poder aquisitivo; – Aumento da taxa populacional; – Aumento da migração de pessoas para os grandes centros; – Maior acessibilidade a créditos; – Aumento da necessidade de diferenciação do ser humano (busca por status); – Entre outros milhões de argumentos. Enfim, bem vindos ao mundo do Marketing, onde todos os dias passamos a ser vítimas daquilo que produzimos, o que indica que os profissionais de marketing, onde me incluo, estão fazendo o melhor trabalho entre todos os tempos. Professor Universitário Edson Demetrio Leal edson.demetrio@gmail.com Revisão e Apoio: Professores Joel Santos e Claudio Raza