Dizem que a sabedoria popular é uma grande fonte para quem quer crescer, evoluir, enfim, desenvolver-se. Dizem ainda que de Médico e Administrador todo mundo tem um pouco. Pois bem, façamos um exercício de associação correlacionando os famosos Ditos Populares a algumas questões pertinentes às Organizações, ainda que saibamos que muitos deles sofreram modificações ao longo do tempo. Fato esse que engrandece ainda mais a capacidade do povo de adaptar-se às necessidades. Falaremos mais especificamente dos ditos referenciando-os à Comunicação, Trabalho em Equipe, Motivação/Persistência e, por fim, Estratégia. Vamos começar com os bem conhecidos “quem tem boca vai a Roma”, que segundo estudiosos e pesquisadores advém de “quem tem boca vaia Roma”, mas como não estamos preocupados com a Itália e nem interessados em vaiá-la, seguiremos sua forma adaptada ao Brasil, e o outro “falar é prata, calar é ouro”. Facilmente podemos relacioná-los à Comunicação. O primeiro mostra-nos a real importância e a força da Comunicação como um imprescindível fator do sucesso empresarial. Através da boa Comunicação podemos conduzir os processos e as pessoas em busca do objetivo organizacional. O segundo remete-nos à importância de um aspecto preponderante no processo da Comunicação e, infelizmente, escasso na realidade do mundo empresarial, que é o saber ouvir. Corriqueiramente, deparamo-nos com os “detentores de bolas de cristal” ou mesmo “profetas” que, quando mal começamos a nos expressar, interrompem-nos alegando já saberem do que se trata ou aonde queremos chegar. As conseqüências para todos nós destas “previsões” ou “profetizações” conhecemos bem, o desestímulo, a perda de interesse e da vontade de contribuir e participar. Para falar de Trabalho em Equipe nada melhor que começarmos com as tradicionais “uma andorinha só não faz verão” e “a união faz a força”. Indiscutivelmente esta é uma realidade explícita nas empresas de ponta, ou seja, a força de um trabalho realizado através da junção de pessoas resultando em algo sinérgico é algo que dificilmente se contesta. Podemos ainda utilizar ditos que apresentem também uma realidade indesejável acerca do Trabalho em Equipe, “papagaio come milho, periquito leva a fama”, conhecemos muitos chefes assim, não é verdade? Ou mesmo, “nunca puxe o tapete dos outros, afinal de contas, você pode estar em cima dele” …. esse, sem comentários!! Sem querer fazer alusão a qualquer bibliografia que trate do assunto, vamos agora falar sobre Motivação/Persistência. Neste caso, surge-nos “pequenos riachos formam grandes rios”, “de grão em grão a galinha enche o papo” e o utilizadíssimo “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. Neste caso, apresenta-se a fundamental importância de se focar o objetivo, superar as adversidades, munir-se de forças e enfrentar os constantes desafios inerentes ao tão competitivo mercado atual. Precisamos acreditar no resultado de nossos esforços e de nossa equipe e, por vezes, pacientemente, persistir e persistir sem desanimar, pois como bem diz um outro dito “não confie na sorte, o triunfo nasce da luta”. Por fim, falemos sobre Estratégia. Agora aparece-nos o dito que ouvimos desde pequenos das nossa queridas mães “é melhor prevenir que remediar”. O uso da Estratégia adequada possibilita às empresas a prevenção de diversos resultados indesejados e inesperados. Abro um parêntesis para lembrar que o Brasil, de uma forma geral, ainda não tem a cultura do planejamento enraizada nas empresas. Consequentemente, pergunto como usar a Estratégia mais adequada se nem ao menos sabemos em que situação nos encontramos. Como estão nossas forças e fraquezas? Nossas ameaças e oportunidades? O que devemos fazer se não sabemos o que está acontecendo? Cabe aqui uma boa reflexão sobre a importância deste assunto. Em decorrência desta falta de preparo das organizações, usamos com muito orgulho, crentes que estamos arrasando, a não menos conhecida “quem não tem cão, caça com gato”, achando pouco, enchemos o peito e dizemos com todas as letras como se fossem essas as palavras mais certas a serem ditas “em terra de cego, quem tem um olho é rei” !! Magnífico, exuberante, estrondoso … até poderíamos acreditar que sim, não fosse o fato de não haver nenhum mérito em se destacar em um ambiente que não oferece resistência, concorrência ou necessidade de se mostrar seu real valor. Portanto, estes ditos são lições de como não devemos agir. Algumas pessoas erram na interpretação dos mesmos!! Encerro com um dito que poderia se referir a qualquer um dos quatro aspectos mencionados que diz “quem semea ventos, colhe tempestades”. Portanto, com o “a gente só colhe o que planta” despeço-me refletindo e percebendo que a vida é de fato uma grande escola de Administração. Não me refiro ao sentido científico, mas às questões inerentes ao sempre incomparável ser humano.