Primeiramente administrar é uma palavra com tom soberano, nosso amigo Aurélio interpreta Administrar como: governar, dirigir, conferir, dar a tomar, fazer justiça. E com esta analise devemos relacionar qual o grau de comprometimento que estamos dispostos a ter com a atividade, e assim poder ter uma analise de como administrar. O “Administrador” tem como obrigação acompanhar de maneira crucial todas as etapas de um planejamento. E o que seria este tal planejamento? Bom, temos diversos tipos de como explicar o que é o planejamento, porem todos estes tipos são alternados a uma única resposta e que é a única forma correta de conseguir chegar num objetivo com previsão de perda e lucro. Falamos em perda e lucro de modo simples, mas perda nem sempre é apenas a perda do dinheiro, a perda em si, é todo aquele tempo que poderíamos estar desenvolvendo em outra atividade e transformando em um resultado mais eficaz. E o lucro é chegar ao objetivo do planejamento, o administrador tem como função a essencialidade de planejar, se não tem planejamento não é administrador, é um tolo que tenta adivinhar estatisticamente a possibilidade de ganho. Então obtemos que o administrador além de organizador também é um planejador de objetivos e com certeza todo planejamento é oriundo de alguém que se instruiu ou aqueles que já passaram por situações da qual não queira que aconteça novamente. Administrar é uma obrigação de todos e não apenas do Administrador, e muitos ainda pensam que somente o Administrador tem essa responsabilidade e competência. Vamos observar de um modo qualitativo o significado de planejamento, todas as pessoas precisam de um planejamento na vida e ambas as fazem este planejamento sem saber que já está fazendo. O planejamento é diário, ele começa desde quando você acorda o fato de você acordar e quiser levantar já é um planejamento, um ex.: qual lado virar para acordar, vemos que até nosso subconsciente está planejando e sem sabermos, incrível!. Então por que o “Administrador” planeja? O administrador planeja por que sabe a importância que possui ao tentar um objetivo e conseguir de maneira mais fácil a obtenção de resultados. E com eficácia aplica modos que elimine possibilidades de fracassos. A maioria das pessoas por não terem a instrução correta e nem mesmo conseguir levar a sério suas finanças pessoais, acaba não pensando no futuro elaborando apenas aquele pensamento vago de como um negocio funciona, construindo uma grande possibilidade de perda daquilo que possui e até mesmo do que ainda não possui. Os planejadores fazem um roteiro com metas, possui uma visão estratégica que é um excelente auxiliador em busca de resultados, e, distinção dos pontos fracos e fortes de que possui para poder entrar neste mercado competitivo. Consideramos o planejamento como uma lógica de escolha em diversas alternativas, pois muitas vezes a discussão é apenas teórica, ou se centraliza em determinado tipo de problema. Newman, William, em 1976 escreveu o livro “Ação Administrativa: as técnicas de organização e gerência” do qual faz uma breve apresentação sobre o planejamento e que se fundamenta em quatro conceitos bases: concentração das diferenças entre as alternativas, o desconsideramento dos custos irrecuperáveis, descontar as incertezas e o tempo, distinguir os fatores comensuráveis e intangíveis. Conceitos extremamente relevantes para um planejamento adequado. O porquê administrar é muito mais importante em nossas vidas do que imaginamos, refletindo vemos que administrar faz com que as pessoas consigam caminhar nesta pequena jornada. Administrar envolve tudo a todo o momento, administrar é algo que fazemos a todo instante, bolamos processos administrativos, criamos estratégias competitivas e elaboramos planejamentos altamente favoráveis aos nossos propósitos.