A profissão administrador; apesar de ser relativamente nova no Brasil, já trazia consigo ao longo dos anos a grande responsabilidade que esta profissão contempla perante ao demais dentro de uma empresa. Além de ter qualidades diferenciadas, em especial a tomada de decisões, este profissional também possui habilidades tanto técnicas, humanas e principalmente conceituais, o que o torna extremamente importante.O administrador é o profissional responsável pelo planejamento estratégico e pelo gerenciamento no dia a dia de uma empresa.Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos. No setor financeiro, cuida de orçamentos e fluxo de caixa. Também se envolve com a publicidade e o marketing, na promoção de vendas dos produtos ou serviços O curso inicialmente começa com disciplinas básicas como matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade e informática. No terceiro começam as matérias específicas, como logística, finanças, marketing e recursos humanos. O profissional formado em Administração – o administrador – pode trabalhar em praticamente todos os departamentos de uma organização, seja ela pública ou privada. Os administradores mais graduados cuidam muito mais de planejamento e da coordenação do que da execução. Isso implica longas horas de reunião quase todos os dias, para análise de dados em diversas áreas da empresa e debate sobre soluções e da montagem de planos de ação para a melhoria dos negócios. Os melhores cursos estão na Faculdade de Administração de Empresas (Facamp), Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp), Universidade Federal de Itajubá (Unifei), onde anualmente surgem 569.256 vagas, as exigências de atuação no mercado contempla além do curso de formação; ser bacharel em Administração, e estar registrado no conselho regional de administração. Os salários variam desde a fase inicial como analistas ficando entre de R$ 1,8 mil a R$ 2,8 mil; até o seu ganho no auge que fica entre R$ 15 mil a R$ 23 mil. Em termos de cargos, ocupará posições de analista júnior, pleno, sênior e, depois, postos de supervisão e gestão, como gerência e direção. Se for empreendedor, deverá abrir sua empresa e formalizá-la. Definir um plano de negócios e colocar em prática toda a teoria aprendida na universidade. Pode conseguir orientações sobre os primeiros passos com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ou buscar ajuda de incubadoras de empresas. Organizações que estimulam a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor, como a Anprotec. Tão importante quanto a formação é fazer cursos de pós-graduação, MBAs e cursos no exterior ajuda a ter uma dimensão específica do negócio e proporciona uma visão global sobre a carreira.