Social media está em alta dentro do mercado digital. A maioria das empresas leva em consideração este novo espaço nas suas campanhas e várias outras começaram a investir, testando para ver o que acontece. Desta massa de empresas, poucas realmente tiram algum proveito financeiro de seus perfis ou ações sociais e muito disto é causado por pequenos erros. O que mais se fala na internet é que para investir em redes sociais é preciso objetivo, saber o que a empresa quer com seus perfis online, também é importante definir o público que a empresa vai se relacionar e escrever uma pauta de conteúdo que atraia estes usuários. Tudo isto gera um resumo da sua estratégia e tem muita marca fazendo isto tudo, mas mesmo assim, não está conseguindo muita coisa com suas redes. O que acontece é que apenas colocar um perfil no ar, chamar algumas pessoas para seguir e esperar que outras venham pelo efeito do conteúdo é algo muito utópico. Para que seu perfil “comece” a ter alguma relevância você precisa construir uma audiência de pessoas interessadas no que você fala, e isto deve ser a primeira ação de qualquer estratégia com foco em redes sociais. Ações de “Encher canal” 100 pessoas não é nada, 500 também não, um perfil só começa a ter uma conversa após seus 5.000. Não estou falando besteira, este teste é fácil de fazer. Entre no Facebook ou Twitter e vá em um perfil de uma marca grande com seus 10.000+ seguidores depois vá na em outra com menos de 1.000. A taxa de engajamento e respostas ao que é falado é infinitamente maior. Leva isto para um e-commerce também, a taxa de vendas vindas dos perfis passa de zero para alguns milhares. Agora também é preciso cuidado nisto, encher canal apenas por encher não é o caminho, é importante abarrotar os perfis sim, mas de pessoas interessadas no que a empresa quer vender. Aqui vão algumas táticas: 1- Não crie perfis sociais para campanhas ou produtos de curta duração – um erro comum que se observa no mercado é o de empresas criando perfis para campanhas de um mês ou para produtos que só terão 6 meses de vida.Isto é um desperdício de audiência desnecessário, leve seus usuários para perfis que você vai gerar conteúdo por muito tempo, que seja o institucional da marca, ou outro, mas que não acabe depois de um prazo. Clientes que seguem marcas na internet são ativos desta empresa que são difíceis de conseguir e devem ser cuidados. 2- Promoção bem estruturada e segmentada – Para iniciar a divulgação de qualquer perfil social nada melhor do que uma promoção, mas está não pode ser apenas dar um prêmio qualquer e esperar os seguidores.Definir bem seu seguidor desejado, oferecer um prêmio que seja interessante para ele e comunicar isto por outros meios é um bom caminho para trazer pessoas que seguiram o perfil pela promoção naquele momento, mas que num futuro próximo se tornem consumidores da marca. 3- Formadores de Opinião – Indicação de pessoas que são relevantes nas redes ajudam a conseguir mais seguidores para o canal, mas também é importante, assim como na promoção, definir quem é o publico e se aquela pessoa publica é seguida por possíveis consumidores da marca. 4- Me siga que te sigo – Esta vale bastante para o Twitter e é utilizada por todo mundo, mas não é muito produtivo sair seguindo todo mundo ou participar daquelas redes de usuários que seguem apenas para ter seguidores, isto não vai adiantar muito. Siga possíveis clientes e ser suficientemente interessante para que estes te sigam de volta. Por exemplo, se meu perfil é de jovens do sexo masculino que gostam de esportes, posso usar uma destas ferramentas que filtram termos que usuários estão falando e seguir aqueles que falam de futebol, oferecendo em minhas postagens descontos em bolas ou chuteiras. 5- Divulgação – As pessoas precisam saber que existe este canal de relacionamento para a marca e nisto vale tudo, divulgar o canal nas peças off-line da empresa, no email marketing, no ponto de venda e onde mais for relevante. Sendo sincero, gerar tudo isto não é fácil. Fazer redes sociais como usuário, todo mundo faz, agora gerar lucros para empresas envolve um maior profissionalismo.