Um hobby comum entre os amantes de carro pode se transformar em um negócio lucrativo – a tunagem de veículos. São modificações feitas na estrutura dos carros e motos para deixá-los mais bonitos, velozes ou apenas com a cara do dono. No entanto, o custo desta “brincadeira” pode ser alto. Entre 200 reais – simples acessório a mais de 30 mil reais em mudanças mais radicais nas máquinas. Uma saída encontrada para driblar gastos financeiros é fazer seu próprio tuning. Em Ribeirão Preto, a escola de cursos profissionalizantes Real Plus, oferece treinamento que ensina detalhes da técnica de tunagem. Com duração de 10 meses, nas aulas os alunos aprendem a fazer modificações desde a carcaça – lataria, pára-choques, asas, saias, rodas e pneus – até o interior – som, bancos, teto e painel – passando pela suspensão e motor, além das personalizações com luzes néon e ingestão de nitro. “Além de aprender a mexer no próprio carro, quem faz o curso, ainda ganha uma profissão bem remunerada no mercado”, alerta Clayton Santos, professor do curso. Leandro Santos está no curso de som e acessórios há seis meses. O instalador de som conta que se matriculou porque é apaixonado pela técnica que modifica carros. “Já coloquei no meu carro som, DVD, instalei toda a fiação e agora vou ‘envelopar’ meu Astra”, conta o tunador que já fez as contas e só em mão de obra já economizou mais 2.500 reais fazendo próprio serviço. Quando terminar o curso, pretende abrir uma loja especializada em tuning na cidade. O carro da vez A tunagem mais comum atualmente é o envelopamento – aplicação de uma película adesiva em vinil autocolante, cortada de forma personalizada e aplicada artesanalmente em todos os pontos do carro. Além de proteger a pintura do carro também não necessita a aplicação de cera e ainda pode ser retirada sem danificar a pintura original. No entanto, outras modificações estão à disposição dos donos das máquinas, que podem variar de uma simples troca nos faróis, colocação de um som potente, até a tunagem completa no veículo, com alteração de cor e estrutura do motor.