1 MARKETING No ano de 1954, o escritor Peter Drucker lançou o livro ” A Prática da Administração de Empresas “, onde o marketing é citado como uma ferramenta de grande força poderosa a ser considerada pelos administradores. Mas o que é Marketing? No Dicionário Novo Aurélio, Marketing é o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor. Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006). Marketing é o estudo do mercado. É uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo visando a satisfação do cliente e respondendo aos objetivos financeiros e mercadológicos das empresas de produção ou prestação de serviços (FRAGA, Robson, 2006). Alguns tipos de Marketing: Marketing político, Marketing Interno ou “Endomarketing”, Marketing Social, Marketing de Relacionamento,Marketing Organizacional, Marketing Viral, Marketing Ambiental, Marketing de Bibliotecas, enfim são inúmeros tipos de Marketing, mas nesse artigo vamos comentar especificamente sobre o Marketing Pessoal. Segundo Balback e Slater (2000), “o marketing pessoal é uma extensão do marketing em si”. 2. MARKETING PESSOAL Marketing Pessoal é exatamente no momento fazer-se notado, visto e observado, mas não é exatamente ser visto, mas ser notado positivamente por suas competências, habilidades e atitudes que conduzem a trajetória de sucesso. Precisamos valorizar muito mais os aspectos que vem do interior de cada pessoa e depois o exterior, pois o que a pessoa é exteriormente nunca será mais relevante daquilo que você é interiormente. Para Sylvia Vergara, “O mundo trata melhor quem se trata melhor”. Segundo Mello (2006), o Marketing Pessoal é composto de cinco ferramentas básicas que apresentam, quando utilizadas juntas, resultados muito positivos: embalagem do produto (é a aparência da pessoa); higiene pessoal; conteúdo (competência, caráter, honestidade, fidelidade); postura física (credibilidade) e comunicação. Podemos dizer que o Marketing Pessoal é a excelência em nosso esforço diário, nas mudanças, nas atitudes, no modo de pensar e se comportar. Quanto mais a nossa marca for respeitada, mais iremos conquistar o grande sucesso almejado. Mas o que é Marca? A Marca pode ser algo que chame atenção como um sinal, um nome ou desenho, com o relevante objetivo de identificar empresas, produtos, serviços e pessoas. Para Stefhen King (1999, WPP Group, Londres) afirma: “Um produto é uma coisa fabricada numa fábrica; uma marca é qualquer coisa que é comprada pelo consumidor. Um produto pode ser copiado por um concorrente; uma marca é única, um produto pode desaparecer (perder o seu valor) muito rapidamente; uma marca é eterna”. Devemos aprender que uma marca simplesmente não nasce, mas sim é planejada, desenvolvida e construída. Seja diferente! E ficará na cabeça e no coração das pessoas. Observe os pontos fortes da sua personalidade, suas competências e foque na divulgação dessas particularidades marcantes que você têm, com o passar do tempo a sua “marca pessoal” ficará muito conhecida. Christopher Kenton (2007) define marca como “uma idéia na mente dos consumidores… e essa idéia é formada pelo que se diz e pelo que se faz.” O grande desafio do Marketing é criar marcas fortes que vão ao encontro das necessidades e desejos dos consumidores e, por essa via, possam aspirar uma vida longa. Se assim acontece com os produtos e os serviços, da mesma forma acontece com as pessoas. ( Doin, 2010) A imagem é como as outras pessoas nos percebem. Para o publicitário Chuck Lieppe “Aparentar ter competência é tão importante quanto à própria competência”. Imagem é a representação gráfica, plástica ou fotográfica de pessoa ou de objeto; representação mental de um objeto, impressão, etc; lembrança, recordação. (HOLANDA, Aurélio Buarque. Dicionário Aurélio, Editora Nova Fronteira,4ª edição,2001) Para Leo Burnet, “se você não for percebido, você não está com nada. Mas tem que ser percebido naturalmente, sem gritar e sem truques”. Cada pessoa tem no mínimo duas imagens bem definidas: a primeira é aquela como se vê (é o nosso Caráter: é o que dá constituição aos nossos atos, é o nosso jeito de ser) e a segunda é aquela como os outros as vêem (é a nossa Reputação: que implica diretamente no fato de que há informações sobre quem somos e o que pensamos que auxiliam os outros a construir suas impressões sobre nós). Mas nem sempre essas duas imagens são iguais. É aquela história: Eu sei quem eu sou os outros não sabem, não me conhecem e nem imaginam! Todo profissional deve construir sua marca, que será a imagem que os outros terão dele. Marca para um profissional é como reputação, algo visível e que pode ser percebido por suas atitudes. Essa reputação pode ser habilmente esculpida, mas não irá durar se não estiver bem ancorada num caráter adequado. Por isso toda construção de marca pessoal começa com a construção do caráter. (PERSONA, 2010) Agora não há como negar que a maioria das vezes o mercado compra só a imagem, então é relevante observar que as pessoas deixam as suas marcas por onde vão passando e são lembradas exatamente de duas maneiras: tanto a positiva ou negativa conforme a vivência deixada por cada pessoa. Segundo PERSONA (2008), O produto é você! O profissional que queima o filme no ambiente onde atua, fica difícil se lançar novamente. Uma vez estabelecida à marca de incompetência, não há como lançar uma nova fórmula. Se analisarmos pela ótica do marketing, estamos sempre preocupados em comunicar quem somos – nossos valores, nossa missão e nossa visão. Esta comunicação construirá, perante os diferentes grupos sociais dos quais fazemos parte, uma determinada imagem a nosso respeito. Seremos valorizados por estes grupos de acordo com esta imagem. Podemos valer muito ou pouco. (FOGOLIN, 2010) Faça alguns questionamentos a você mesmo: Que tipo de marca você gostaria que ficasse vinculada a sua pessoa: a positiva ou a negativa? O que os outros pensam de mim quando alguém fala em meu nome? Que tipo de imagem eu tenho perante as outras pessoas? Somos uma palavra… qual é a que melhor define você? E uma excelente dica: Você precisa ser visto, mostrar e repetir às pessoas a sua relevante marca pessoal, não adianta querer apenas ser lembrado, se não repetir inúmeras vezes a sua própria marca e se tiver alguém para lhe ajudar e repita para você, melhor ainda. Para Kotler e Armstrong, dizem que a marca de produto não é só um nome ou símbolo, ela representa sentimentos na mente do consumidor-alvo. Quando falamos em marketing pessoal o produto em questão é você e tudo o que você representa para seu consumidor-alvo. 3. PLANO DE MARKETING PESSOAL Um excelente plano de marketing é como uma receita de bolo que pode ser elaborado em poucos dias, é um hábito e você precisará de tempo para se habituar a nova maneira de se comportar, mas lembrando quer ninguém consegue incluir sua estratégia de marketing pessoal da noite para o dia, nem obtém resultados imediatos, pois é preciso plantar, regar, cultivar e manter o Marketing Pessoal. O caminho certo é incorporar o marketing pessoal à sua maneira de ser pessoal e profissional. Incluir a preocupação com a carreira em todas suas ações e em seus relacionamentos pessoais e profissionais. (Lima, 2010) Uma ferramenta indispensável na construção de uma marca pessoal, é o uso da Internet, aprenda a se divulgar na internet. Do que depende o sucesso profissional? Ele é uma convergência de fatores. Caráter, paixão pelo que faz e determinação em fazer sempre o melhor são características imprescindíveis para quem quer crescer na carreira, acredito que a realização de sonhos e projetos esteja muito ligada à felicidade pessoal. Só as pessoas realmente felizes com o seu dia a dia profissional alcançam os melhores resultados. A projeção e o reconhecimento, tanto no mercado de trabalho quanto no âmbito social, precisam vir em decorrência desses fatores. Caso contrário, o sucesso não se sustenta por muito tempo. (JUSTUS, 2011) 3.1 VALORIZE SUA PESSOA, SUA MARCA E AS OUTRAS PESSOAS Esteja sempre de bom humor (Seu valor é único) Cumprimente todo mundo (Quem não é visto não é lembrado) Se prometer, cumpra (Transmita confiança, seja uma pessoa de palavra) Quem passa mensagens via celular, enviar e-mails ou liga para seu celular, quer ser atendido. (Feedback) Valorize as pessoas, pois um dia você pode acordar e perceber que perdeu um diamante enquanto estava desprezando quem estava sempre do seu lado lhe dando atenção e tentando lhe ajudar. Utilize a técnica do Benchmarking. Aprender com pessoas que admiramos, leia sobre o texto Referencial do Benchmarking de Pessoas: A Estratégia de Comparação (Gois, 2010) Networking – Rede de Relacionamentos (Cultive suas amizades) Quando alguém lhe fizer um convite de almoço, jamais a deixe esperando, sem avisar. (Não perca a consideração e atenção das pessoas) Gentileza é uma boa atitude, é questão de hábito (Seja humilde) Liste seus pontos fracos e liste seus pontos fortes (Anule seus pontos fracos e foque nos seus pontos fortes) Você e o Marketing Pessoal: A sua melhor marca, significa projetar a sua imagem de marca em relação a você mesmo. Alguns aspectos fundamentais que precisamos observar: Embalagem – a aparência é o principio de tudo e você não terá outra chance de causar uma primeira impressão novamente. Conteúdo – a aparência não é tudo, se você não tiver conteúdo com competência, habilidade e atitude por dentro, será difícil você manter a expectativa criada na mente das pessoas. Você é o que acredita ser? Tem mais rótulo e embalagem que conteúdo ou vice-versa? Divulgação e Diferenciação – É preciso comunicar e repetir várias vezes o que você faz, a sua marca deve ficar conhecida, mas para isso desenvolva seu estilo próprio, você deve ser admirado e está presente no coração e na mente das pessoas. Lembre-se que você é o “produto” mais importante que venderá em toda sua vida. E como todo produto, possui um ciclo de vida de introdução, crescimento, maturidade e declínio. Caso já tenha atingido a maturidade, faça como os produtos tradicionais. Inove para permanecer neste estágio, pois ao ir em direção ao declínio, o retorno será pouco provável (CAMPOS, 2010) 4. METODOLOGIA 4.1 Tipo de pesquisa Vergara (2003, p. 55), classifica a pesquisa, quanto aos meios: pesquisa bibliográfica com base em livros e Internet para um melhor embasamento do estudo. 5 . CONCLUSÃO O Marketing Pessoal é um conjunto de ações estratégicas, atitudes e comportamentos que conduzem a trajetória pessoal e profissional para o sucesso. Para criar laços amizades e conquistar relacionamentos requer por parte da gente muita dedicação e atenção, precisamos fazer com que a outra pessoa se sinta Especial. Então ser uma pessoa reconhecida e valorizada é tudo que nós queremos, uma das melhores coisas da vida, se sentir bem em qualquer lugar, em qualquer tipo de ambiente, mas pra isso acontecer precisamos ajudar o outro a ter boas impressões em relação aos nossos comportamentos e atitudes, mas acima de tudo precisamos nos amar, se nos valorizamos exigimos valor por parte das outras pessoas também, aí não nos contentaremos com qualquer coisa! Silma Gois – Formada em Administração com Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas REFERÊNCIAS BALLBACK, J.; SLATER, J. Marketing Pessoal – Como Orientar sua Carreira para o Sucesso. Tradução Eduardo Lasserre. 2ª Edição. Editora Futura. São Paulo. 2000. COELHO,Tom. Marketing Pessoal – Construindo Sua Marca. Disponível em: http://www.ritaalonso.com.br/?cat=26 Acessado em: 22.03.11 CAMPOS, Wagner. Como Melhorar Seu Marketing Pessoal. Disponível em: http://www.ritaalonso.com.br/?cat=26 Acessado em: 22.03.11 DOIN, Eliane. O Marketing Pessoal na sua Trajetória Profissional Disponível em: http://seimporta.webnode.com.br/marketing-pessoal/ . Acessado 11.03.11 FOGOLIN, Gerson 2010. Marketing Pessoal: somos um produto? Disponível em: http://uescolagestao.wordpress.com/2010/11/16/marketing-pessoal-somos-um-produto/ acessado em: 21.03.11 GOIS, Silma, 2010. Referencial do Benchmarking de Pessoas: A Estratégia de Comparação. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/referencial-do-benchmarking-de-pessoas-a-estrategia-de-comparacao/53268/ Acessado em: 22.03.11 JUSTUS, Roberto 2011. Você está contratado Disponível em: http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/voce-esta-contratado-484774.shtml. Acessado em: 22.03.11 KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. 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