Final de ano é época de contabilizar os resultados e programar a próxima etapa que se aproxima. Para ajudar a alavancar o sucesso das empresas, Raimundo Godoy, diretor Técnico e Conselheiro do Instituto Aquila, consultoria de gestão avançada, listou algumas tendências de administração que irão fazer a diferença no ano que vem.'O empresário sabe que teve um aumento na receita, mas não vê o dinheiro porque não conseguiu compreender o processo de forma integrada. É preciso deixar o modelo de gestão tradicional e ir além, desenvolvendo uma inteligência mais competitiva', afirma o diretor. Confira as quatro sugestões que podem auxiliar os empreendedores a dar um gás nos negócios e lucrarem mais em 2014. Alinhamento de Metas Empresas que têm definidas suas metas sabem onde querem chegar e cada funcionário trabalha de modo a contribuir para isso. 'Reconhecer a visão empresarial é o primeiro passo para alcançar o sucesso', garante Godoy. As cinco maneiras para dar esse primeiro passo são: 1. Alinhar a meta e definir estratégias; 2. Elaborar projetos estruturais; 3. Alinhar responsabilidades, traçando objetivos individuais e compartilhados entre a equipe; 4. Acompanhar o processo por meio de informações atualizadas; 5. Incentivos através da compensação de esforços aos colaboradores. Gestão Integrada O custo e a produtividade estão atrelados e, para a empresa ser eficiente, é preciso produzir mais usando menos recursos. Com a visão unificada, o objetivo é atingir a excelência em diversas áreas simultaneamente, como comercial, operacional, administrativa e financeira, e não exclusivamente em uma. Valor Agregado A dica para desenvolver a eficácia e a eficiência do processo de produção é considerar a excelência operacional (custo, produtividade e tecnologia empregados) e comercial (preço e volume oferecido ao mercado). Para obter uma boa gestão é preciso buscar sempre a excelência. Entregar o melhor produto ou serviço com o menor custo. Gestão por Fábricas Virtuais Virtualizar a empresa permite uma visão mais ampla de todos os processos que a envolve e, assim, acompanhar os resultados almejados. 'É um modo mais rápido de perceber onde há entraves ao crescimento. Diagnosticados os pontos críticos, é mais simples corrigir o que está impedindo o faturamento máximo', pontua o Godoy.