Método proporciona conhecimento minucioso do negócio e torna a administração mais eficaz O maior objetivo de qualquer negócio é o lucro. Entretanto, para que isso aconteça de forma precisa e correta é necessário precificar estrategicamente e assim obter a maior remuneração possível sobre o capital investido, ou seja, maximizar o lucro. O fato é que não ter estratégias de precificação significa abdicar-se de uma maior lucratividade. Porém, poucos empreendedores sabem precificar de maneira correta seus produtos e serviços e outros acabam utilizando sistemas de custeio e precificação incompletos, portanto, ineficientes. Reconhecer a importância de se ter boas estratégias e entender que a precificação deve representar os objetivos da organização podem refletir sobre a forma como as empresas se estruturam. No entanto, há uma diferença entre a precificação convencional e a estratégica, enquanto uma apenas reage às condições do mercado a outra procura gerenciá-las de forma a antecipar-se aos fatos e superar as expectativas iniciais. “Em qualquer negócio quando o administrador necessita formar seus preços vendas é o momento de utilizar a precificação estratégica e o passo inicial é montar sistemas gerenciais: de custeio, de precificação e de informações estratégicas”, explica Luiz Carlos Freire Cimatti, sócio diretor da LC Consultorias, especializada em precificação estratégica. Os métodos criados por Cimatti traduzem a realidade do negócio e fornecem os indicadores gerenciais. Sensíveis às variações nas demandas, os sistemas funcionam em sintonia e refletem todos os processos envolvidos (administração, economia, engenharia e marketing), além de permitir a realização de simulações. “Com estes sistemas implantados e funcionando, mais o plano de marketing definido, o passo seguinte é fazer as reuniões de precificação estratégica, onde se simulam proativamente as reais condições do negócio diante das várias possibilidades que o mercado permite, a fim de obter os melhores preços individuais e do mix de produtos”, diz Cimatti. Para o sócio diretor da LC Consultorias, ter ações de precificação estratégica é fundamental para o êxito de qualquer negócio independente de seu porte, ou seja, a implantação dos métodos está totalmente ao alcance de pequenas e médias empresas. “A principal vantagem é obter a maior lucratividade por item e por mix de produtos, a outra vantagem é a de proporcionar um conhecimento ainda mais minucioso do negócio que tornará a administração mais eficaz” ressalta. Assim, com um bom sistema de precificação estratégico é possível que as empresas alcancem resultados ainda maiores com a maximização do lucro esperado. O maior conhecimento do negócio trará como conseqüência uma valorização da marca, e sem dúvida ela é o maior patrimônio que uma empresa pode possuir.