Existem características que, com o passar do tempo, tornam-se imprescindíveis para qualquer profissional do mercado. Atualmente, a resiliência perante mudanças e adversidades é uma qualidade de destaque para contratantes. Mas o que é a resiliência e como alcançá-la? Segundo Lucienne Baldez, especialista em treinamento e desenvolvimento da Innovia Training e Consulting, o termo resiliência foi emprestado da física, que utiliza esta palavra para avaliar a capacidade de um material retornar ao seu estado normal, após sofrer pressão. Para as ciências humanas, este termo tem sido utilizado para avaliar a capacidade das pessoas agirem positivamente frente às adversidades. 'As pessoas resilientes, são capazes de lidar com problemas, conflitos ou situações estressantes, sem se abalar emocionalmente. Elas conseguem manter otimismo, confiança e autocontrole nas situações mais inesperadas e conflitantes', explica Baldez. Para a especialista, otimismo e bom humor são fundamentais para se alcançar a resiliência. E as seguintes dicas também podem ajudar: 1. Não tenha medo de novidades e mudanças Encare-as como oportunidades. O profissional que se mostra motivado perante as mudanças no ambiente de trabalho geralmente são as primeiras a serem chamadas para debates de novos caminhos e projetos das empresas; 2. Tenha a autoestima elevada no ambiente de trabalho Uma pessoa com autoconfiança terá menos dificuldade ao ver mudanças no seu ambiente de trabalho e o mais importante se sentirá preparado para novos desafios; 3. Tenha estabilidade emocional Uma característica da pessoa resiliente é saber que sempre ocorrerão altos e baixos no ambiente de trabalho, e que, perante dificuldades, é imprescindível manter as emoções estáveis e responder adequadamente às demandas; 4. Possua valores e princípios positivos Pessoas com bons valores e princípios morais, em sua maioria, têm uma maior facilidade de ouvir e entender, pois sabem respeitar o espaço do outro. Isso é fundamental em horas de mudanças; 5. Seja sociável e faça networking Quanto mais a pessoa tiver empatia com os demais profissionais, mais fácil será para lidar com condições de crises e mudanças e maior será o auxílio que conquistará no processo de mudança.