8 frases que só os melhores chefes dizem

Boa parte do sucesso da liderança está numa atitude simples: falar

Redação, Administradores.com,
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A liderança não é dever apenas da alta cúpula da empresa. Em algum momento, qualquer funcionário pode ter de assumir a chefia, seja de um pequeno grupo de estagiários, seja de uma equipe inteira de especialistas. Em qualquer caso, os resultados dependem da liderança.

Boa parte do sucesso da liderança está numa atitude simples: falar. Não qualquer coisa, mas coordenar as palavras certas para motivar a equipe. A comunicação é uma das habilidades fundamentais para a liderança. E o melhor: é gratuita.

Leia abaixo oito frases que podem ajudar a engajar os funcionários e estimular a produtividade. As dicas são do Inc.

1. "Eu confio em você"

Se um líder não confia na capacidade de seus liderados e tenta gerenciar cada passo que eles dão, como espera obter os melhores resultados? Mesmo que os funcionários sejam confiantes em suas próprias habilidades, eles podem começar a se questionarem, caso o líder os trate como crianças.

Como afirmou o presidente norte-americano Theodore Roosevelt, "o melhor líder é aquele que tem bom senso suficiente para escolher bons homens que fazem o que deve ser feito, e continência suficiente para evitar atrapalhá-los enquanto eles trabalham".

Quando o líder confia na equipe, pode se surpreender com o que seus liderados podem fazer.

2. "Essa é a meta que precisamos atingir"

"Grandes líderes motivam e inspiram pessoas com as razões que o levam a fazer aquilo", afirmou a CEO e presidente da Lockheed Martin, Marillyn Hewson. Ela aponta esse fator com a chave para o sucesso na própria carreira. "Isso se chama propósito. E é a chave para conquistar algo realmente transformador", diz.

Um dos fatores que separam chefes excepcionais dos medíocres é a habilidade em comunicar os planos e amarrar as tarefas diárias a um propósito maior. Definir um caminho claro para a equipe garante um senso de estabilidade no emprego e de condução do trabalho. Portanto, explicar os motivos pode ser mais eficaz do que sair distribuindo ordens aleatórias.

3. "O que podemos fazer melhor na próxima vez?"

"O erro não é o oposto de sucesso, é parte dele", aconselha a empresária Arianna Huffington. Nem sempre um líder tomará as melhores decisões, às vezes alguém da equipe vai falhar decisivamente. Especialmente quando há um projeto totalmente novo em jogo. Mas, ao invés de apontar culpados, o correto é decidir o que fazer em seguida.

Transformar o erro em uma experiência de aprendizado é uma atitude importante tanto no nível pessoal quanto junto à equipe. Transmitir e estimular esse comportamento é mais produtivo do que lamentar e punir culpados.

4. "Quero explorar seus pontos fortes"

Em cenários de crise e aumento nas demissões, os funcionários que ficam acabam acumulando funções ou assumindo outras. Pode parecer inteligente, mas é contraproducente. "Pessoas brilhantes têm talentos únicos. Elas não podem ser forçadas a desempenharem funções para as quais não servem. Líderes eficazespermitem que essas pessoas façam o que elas nasceram para fazer", afirma o escritor e especialista em Liderança Warren Bennis.

Equipes são formadas por pessoas com diferentes habilidades. Se elas forem valorizadas em suas individualidades em um mundo onde funcionários são peças dispensáveis, elas darão o melhor de si. Procurar e despertar a excelência nas pessoas que trabalham conosco garantirá ótimos resultados.

5. "Qual a sua opinião"

Não é incomum que aqueles que trabalham no nível operacional conheçam os problemas melhor do que aqueles que estão nos níveis tático e estratégico. Por isso, uma liderança que só confia no próprio taco e ignora o que a equipe tem a dizer está destinada ao fracasso.

Perguntar aos liderados o que eles pensam também demonstra que o líder confia não só na habilidade, mas na visão deles. Mais uma vez: os resultados dessa atitude simples pode surpreender.

6. "Como posso lhe ser útil?"

"Liderança envolve fazer os outros melhores como resultado da sua presença, garantindo que esse impacto dure na sua ausência", pontua a COO do facebook, Sheryl Sandberg.

Bons líderes não são aqueles que sugam o melhor da equipe, mas aqueles que, se necessário, servem aos liderados. Não há vergonha em perguntar como está indo o trabalho e se ele precisa de algo.

7. "Pode me perguntar se tiver alguma dúvida"

Como complemento, abrir um canal de comunicação com a equipe em caso de dúvidas mostra que o líder está disponível e se preocupa com a produtividade. Se o líder é do tipo intimidador e fechado, ele vai estimular a insegurança da equipe, que não terá a quem recorrer.

8. "Bom trabalho"

Reconhecer o trabalho realizado é a melhor motivação em qualquer caso. Não importa se o funcionário ganha muito ou pouco, o reconhecimento é tão valioso quanto o salário. Eles querem saber se o trabalho executado é satisfatório, onde podem melhorar e se alguém se importa com aquilo. Um breve elogio não custa nada além de alguns minutos.


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