Brasil precisa de 750 mil novos profissionais de TI até 2020, aponta Brasscom

Os dados do estudo apontam um direcionamento importante para os muito jovens que ainda não escolheram uma carreira

Redação, Administradores.com,
iStock

De acordo com a Brasscom — Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação — até 2020, o setor de tecnologia va iabrir 750 mil novos postos em todo o país. Ou seja, traduzindo para o bom português, há vagas e elas devem continuar crescendo ao longo dos próximos anos. Portanto, os interessados no setor não devem passar por muitos problemas no mercado de trabalho. Porém, o atual estado não é muito animador para as empresas, uma vez que existem poucos profissionais no ramo e estes muitas vezes não estão nada capacitados para ocupar cargos importantes.

Para Rafaela Vita, coordenadora técnica da Klasse! Tech Talents, os dados do estudo apontam um direcionamento importante para os muito jovens que ainda não escolheram uma carreira.

"Com a demanda tão alta, a tendência é que essas vagas sejam disputadas por muita gente. Mais do que nunca, cada vez mais a qualificação será o diferencial e quem estiver disposto a estudar e se especializar. Computadores já são o centro de tudo. São mais práticos, baratos, rápidos para acessar dados e arquivos. Por isso que é fundamental estar preparado para esta demanda: As empresas buscam economia de espaço, de tempo de trabalho, de investimentos e gastos, então, é necessário ter a ponte certa entre o empregador e o candidato", completa Rafaela.

Ainda segundo a Brasscom, a cidade de São Paulo é a que mais emprega profissionais de TI. Ao todo, 32% das oportunidades anunciadas ficam na capital paulista. Em seguida aparece o Rio de Janeiro (9,97%), Porto Alegre (9,77%), Curitiba (4,78%) e Belo Horizonte (3,66%).




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração