Como montar uma equipe perfeita

É o trabalho de seus funcionários que determina o sucesso da sua empresa, e a forma como eles estão organizados tem um papel fundamental nisso

Raíza Pacheco, Administradores.com,
iStock

Não adianta ter um plano de negócios genial, uma ideia inovadora e recursos e investimentos do sonhos se a equipe designada para o trabalho não está em sua melhor forma. É o trabalho de seus funcionários que determina o sucesso da sua empresa, e a forma como eles estão organizados tem um papel fundamental nisso. Uma equipe perfeita funciona em harmonia, entrega resultados e contribui na produtividade do ambiente de trabalho. Confira que passos você deve seguir para montar uma equipe perfeita:

1. Trace um objetivo específico
Antes de tudo, você precisa entender perfeitamente qual o objetivo da sua equipe perfeita. Ela deve bater metas de vendas, produzir conteúdos inovadores ou resolver problemas? Estabeleça qual prioridade deve nortear o trabalho da equipe, para que ela sempre saiba os resultados que precisa entregar. O ideal é que você também deixe claro a importância desses resultados para a empresa, para que o time saiba que seu trabalho tem influência direta no sucesso do negócio. Poucas coisas incentivam a produtividade como uma equipe que está na mesma página, unida e trabalhando por algo em que acredita.

2. Procure fora da sua empresa
Para montar a equipe perfeita você precisará dos melhores profissionais. Mas não espere encontrar todos dentro de sua empresa, nem confie que o candidato perfeito baterá na sua porta para alguma seleção. Muitas vezes, os melhores profissionais para as suas vagas já estão empregados em outras empresas e nem estão a procura de outras posições. Isso pode ser contornado com um bom recrutador e com a oferta certa. Procure os melhores do mercado, e se a remuneração não for seu diferencial, conquiste-os com oportunidades de crescimento de carreira ou com benefícios de trabalhar em uma equipe de ponta.

3. Não escolha sozinho
A forma como as pessoas trabalham em grupo terá muita influência na produtividade de sua equipe. Você vai querer que os membros de seu time tenham um bom relacionamento e que, de preferência, compartilhem alguns interesses. Por isso, na hora de selecionar candidatos, peça ajuda de alguém que possa avaliar se o perfil do candidato é compatível com o resto da equipe, faça um teste para ver como o candidato trabalha em grupo. Mas cuidado para não acabar com uma equipe de pessoas iguais. Busque compatibilidade, mas sem perder a diversidade de ideias e pensamentos.

4. Corte quem não se encaixa
É bem provável que você tenha na sua empresa um funcionário que não rende mais como antes, que não se encaixa no cargo que ocupa, ou que simplesmente não deveria ter sido contratado. Segundo um estudo da Career Build, 87% de empregadores do Brasil já fizeram uma má contratação. Pode ser difícil, mas talvez você precise abrir espaço para funcionários realmente relevantes e dispensar aqueles que não contribuem. Além de competência e produtividade, observe a postura dos seus funcionários, suas atitudes e forma de se relacionar com os outros e corte aqueles que não são adequados para a equipe que você quer montar.

5. Gerencie a equipe
Quando seu time estiver pronto, mesmo com todas as medidas acima, nada garante que ele será perfeito sempre. Para que o sucesso seja contínuo, é preciso que exista um acompanhamento. Um único membro desmotivado ou que comete erros pode comprometer o desempenho de toda a equipe, já que a percepção que ela tem de si mesma é algo muito importante. Preste atenção em sua equipe, reconhecendo suas necessidades e resultados e evitando que ela se sinta esquecida e negligenciada. Na hora de tomar decisões, escute o que cada um tem a dizer.