Mais comentada

Como se manter motivado durante a graduação

O desânimo pode se instalar e plantar dúvidas sobre o talento do aluno. Como reverter isso?

Redação, Administradores.com,
iStock

Assim como no trabalho, a motivação pode ser um desafio para estudantes de graduação, especialmente quando estão envolvidos em atividades extra-classe — como projetos de pesquisa, extensão, estágio e monitoria. De maneira semelhante à que acontece no mundo corporativo, o desânimo pode se instalar e plantar dúvidas sobre o talento do aluno; as incertezas em relação ao futuro, problemas financeiros e pressões externas podem agravar o problema.

Em meio a esse maremoto de insegurança, os estudos e pesquisas podem ser deixados em segundo plano, comprometendo os resultados e aprendizado por conta da falta de motivação e foco. Para evitar ou reverter esse tipo de situação, a coordenadora de pesquisas em biologia molecular da Universidade da Flórida, Paris H. Gray, recomenda cinco atitudes.

1. Siga um cronograma adequado ao seu ritmo

Algumas pessoas são verdadeiras corujas, conseguem dar o o melhor de si à noite, virando a madrugada. São capazes de escrever dezenas de páginas de relatórios e monografias. Outras têm um desempenho natural melhor durante o dia; algumas preferem estudar em grupo, outras preferem aproveitar a solitude de um quarto isolado de qualquer barulho. Não há um horário que funcione da mesma forma para todos, mas é possível identificar quais os períodos em que você melhor desenvolve seu trabalho e aprendizado. Depois, ajuste os seus horários de estudo e atividades de laboratório, sem esquecer das aulas e do estágio, ao período durante o qual você se sente mais produtivo.

2. Mantenha o foco nas primeiras horas de trabalho

Elas serão cruciais para garantir que o seu dia seja produtivo. Se você chegar ao laboratório pronto para conquistar o dia e for interrompido por alguma notificação no Facebook, algum vídeo engraçado ou quaisquer outras distrações oriundas da maior máquina de distração em massa do mundo — a internet —, prepare-se para ver seu dia ir para o ralo.

"Ocasionalmente", afirma Gray, "perder o foco no começo do dia não é motivo para maiores preocupações. Mas mesmo o mais dedicado pesquisador pode ter problemas em manter a consistência se ele for interrompido de forma regular e imediata assim que chega ao laboratório", explica.

Uma boa estratégia para evitar interrupções indesejadas e perda de foco consiste em planejar tarefas que o mantenham ocupado e produtivo durante as primeiras horas de trabalho, "mesmo que seja uma tarefa pequena", diz Gray. Uma vez que esse hábito é desenvolvido, o impulso inicial garante a produtividade nas primeiras horas até o momento de dar uma pausa.

3. Descubra seu tipo de lista ideal

Para muitas pessoas, ter uma lista de coisas a fazer é um passo imprescindível para completar tarefas. Quando feita corretamente, a lista realmente ajuda a manter a organização, mas se não houver um cuidado na sua elaboração, pode apenas causar ansiedade e prejudicar sua motivação.

O segredo para fazer uma lista eficaz é descobrir a quantidade de informação ideal para a sua organização. Para uns, a lista precisa ser extremamente detalhada, contendo todas as atividades do dia, incluindo as mais simples. Outros, entretanto, podem se sentir sobrecarregados com o excesso de informação e preferem listas curtas, com objetivos mais amplos. Para saber o que funciona para você, teste diferentes abordagens e até saber se você prefere ser conciso ou riscar diversos itens da lista todos os dias.

4. Faça intervalos

Durante um dia de trabalho e estudos, fazer um intervalo é fundamental para restaurar as energias. Não adianta encher o dia de atividades, sem espaço para um descanso - você não conseguirá completar todas as tarefas se não tiver um tempo reservado para o seu bem estar. Descubra que tipo de intervalo funciona melhor para você: pode ser uma caminhada curta, uma pausa para o café, ou parar para conversar por alguns minutos com um colega. O importante é que você se sinta renovado para continuar estudando.




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração