Copa do Mundo: como manter produtividade nos dias de jogos

Com planejamento e criatividade, é possível implementar soluções que estimulem a produtividade

Redação, Administradores.com,
istock

Com a Copa do Mundo, as empresas precisam ‘driblar’ problemas muito comuns nos dias de jogos: a queda na produtividade, falta de foco e desaceleração no ritmo de trabalho. Mas para Janaína Rost, diretora de negócios e especialista em coaching da Tack TMI, empresa de treinamento e desenvolvimento de talentos da multinacional de recursos humanos Gi Group, a ocasião também pode se tornar um bom momento para engajar a equipe, alinhar o time e encontrar outras formas de alavancar os negócios.

“Produtividade não quer dizer, necessariamente, pressão e tensão. Por isso, enxergamos na Copa do Mundo, oportunidades de sermos produtivos, seja explorando outros modelos de trabalho, aproveitando a descontração do momento e as questões comuns que o futebol traz à tona para provocar integração entre diferentes departamentos e se relacionar com o cliente”, afirma Janaína.

Hoje em dia, estar dentro do escritório não é a única garantia de produtividade. Com planejamento e criatividade, é possível implementar soluções que estimulem a produtividade. Assim, Rost dá algumas dicas para empresas manterem a produtividade e aproveitarem as oportunidades durante os jogos:

- Combine com as equipes as compensações. Por exemplo, caso todas as metas planejadas sejam realizadas, o time será dispensado mais cedo para assistir aos jogos em casa ou no bar.

- Implemente outros modelos de trabalho, como o home office, permitindo aos profissionais que trabalhem de casa, podendo assim assistir aos jogos no conforto do lar.

- Determine as atividades que gerem valores intangíveis durante o período dos jogos, como por exemplo, começar um projeto novo, ou desenhar aquela necessidade de treinamento junto a equipe. Outra opção é simplesmente compartilhar, em momento descontraído, e implemente integração ao grupo.

- Desenvolva campanhas de incentivo para área comercial com premiação. Os prêmios podem ser desde camisetas oficiais da seleção brasileira até pacotes de viagem.

- Além das escalas de folga, eventos temáticos com sorteios de brindes e “bolões” contribuem para deixar o ambiente de trabalho agradável e descontraído, e até incentivar uma união entre os colaboradores.

- Aproveite esse período mais tranquilo da Copa do Mundo para focar energia nas questões que ficam esquecidas durante a correria normal do dia a dia.

- Também é possível realizar eventos de relacionamento com clientes durante jogos, usando o futebol como temática, na qual possa apresentar boas propostas, produtos ou uma integração descontraída entre ambas as partes.

Preparação para pós-Copa 

Junho é metade do ciclo do ano, ou como diz na linguagem do futebol, na metade do campeonato ou no fim do 1º tempo do jogo. É hora de sentar, discutir estratégia e preparar os campeões das empresas. Há muito trabalho a se fazer para engajar e qualificar equipes. Além disso, experiências comprovam que ambientes leves geram excelentes oportunidades para o aprendizado. E por que não fazer isso entre um jogo ou outro da seleção?

A economia ainda não está estável. Então, aproveitar esse período para os “ajustes de percurso e de estratégia” é bastante inteligente. Reveja as metas, realize alinhamentos, defina novos planos estratégicos. “As vendas podem não melhorar consideravelmente durante a Copa do Mundo, mas os resultados após o período de revisão estratégica podem sofrer uma positiva guinada” afirma Rost, que também faz seguintes recomendações:

- Desenvolva eventos e treinamentos que aproveitem temas relacionados a futebol, para integrar e engajar equipes de diferentes áreas e capacitar melhor a área comercial.

- Pegue carona no tema futebol para provocar a reflexão entre os colaboradores e engajar pessoas em seus sensos de propósito e para projetos pós-Copa.

“Há bons insights em empresas de todos os setores da economia. E com a cabeça mais leve, a criatividade flui sempre da melhor forma!”, conclui Janaína.