Durante décadas o Brasil foi um mercado de produtos. Agora, consolidando a sua transformação em um mercado de marca, o papel dos profissionais de marketing cresce em importância e as funções da área são valorizadas. É o que aponta o Estudo de Remuneração 2013 / 14 da Michael Page, levantamento que tem como base 75 mil profissionais de 41cargos, em seis regiões do país, dos setores de Serviços, Farmacêutico, TI e Telecom, Química e Agronegócios, Agências de Publicidade, Bancos, Construção Civil e Bens de Consumo. 'O principal indicador do estudo é que as primeiras linhas de profissionais são reconhecidas e bem pagas. Geralmente, as verbas de marketing são as primeiras a serem cortadas em momentos delicados, mas mesmo assim os profissionais são valorizados. O ano de 2013 foi o ano de trabalhar a marca e 2014 será um exercício para consolidar esta posição no ponto de venda e tentar aproveitar todas as oportunidades que os grandes eventos trarão', diz, João Nunes, diretor da divisão de marketing da Michael Page. O levantamento apontou que, em São Paulo, nas empresas de grande porte, a remuneração de um diretor de comunicação ou marketing do setor varia de R$ 30 mil a R$ 50 mil, valores maiores do que a edição passada do estudo (R$ 25 a R$ 35 mil). Os gerentes de comunicação ou marketing de bancos de grande porte, por sua vez, recebem entre R$ 15 e R$ 25 mil, número que também supera o levantamento do ano passado (R$ 15 a R$ 20 mil). Já os gerentes de CRM e os gerentes de inteligência de mercado mantiveram os rendimentos estáveis na casa de R$ 12 e R$ 20 mil e R$ 15 e R$ 20 mil respectivamente. A área de TI e Telecom aparece em segundo lugar. Os diretores de comunicação e marketing das empresas de grande porte tem remuneração entre R$ 28 e R$ 48 mil, na edição passada esse valor variou entre R$ 28 e R$ 40 mil. Na sequência aparecem os profissionais de marketing de Bens de Consumo. Os diretores de marketing desta área faturam entre R$ 35 e R$ 45 mil, patamar que não apresentou grande variação. ' A atividade no setor é mais operacional. Vimos a consolidação do digital no mix de marketing e mais investimentos em consumer insight', diz Nunes.